DGS alerta para a fraca qualidade do ar este sábado devido a poeiras do Norte de África
Reinaldo Rodrigues/Global Imagens (Arquivo)

DGS alerta para a fraca qualidade do ar este sábado devido a poeiras do Norte de África

Prevê-se um "aumento das concentrações de partículas inaláveis de origem natural no ar afetando, nomeadamente, as regiões do Alentejo, Algarve e interior da Região Centro", indica a Direção-Geral da Saúde.
Publicado a
Atualizado a

Prevê-se que uma "massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África, que transporta poeiras em suspensão", atravesse Portugal Continental este sábado (30 de novembro). Perante esta previsão, a Direção-Geral da Saúde (DGS) alerta para "uma situação de fraca qualidade do ar" em terriório continental.

A DGS refere, em comunicado, "um aumento das concentrações de partículas inaláveis de origem natural no ar afetando, nomeadamente, as regiões do Alentejo, Algarve e interior da Região Centro".

Explica a autoridade de saúde que as "partículas inaláveis – PM10" têm "efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível, crianças e idosos", pelo que é recomendado que os cuidados de saúde sejam redobrados. 

Enquanto se registarem poeiras provenientes do Norte de África a DGS recomenda que a "população em geral deve evitar os esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes".

Os cidadãos mais vulneráveis, nos quais se incluem crianças, idosos, doentes com problemas respiratórios crónicos, como asma, e doentes do foro cardiovascular "devem, sempre que viável, permanecer no interior dos edifícios e, preferencialmente, com as janelas fechadas".

Na nota, a autoridade de saúde alerta que os doentes crónicos devem manter os tratamentos médicos em curso. Refere ainda que em caso de agravamento de sintomas os cidadãos devem contactar a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou recorrer a um serviço de saúde.

A DGS dá ainda nota de que se pode aceder a informação adicional sobre a qualidade do ar e os valores medidos nas estações de monitorização na página da internet da APA ou na App QualAr.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt