Detido quando se preparava para sair da prisão de Vale de Judeus
A Polícia Judiciária (PJ) deteve na manhã desta sexta-feira um homem quando este se preparava para sair da prisão. O indivíduo, de 44 anos, estava prestes a abandonar o Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Alcoentre, onde cumpriu pena de 20 anos de prisão, pela prática, entre outros, dos crimes de homicídio, roubo, sequestro, furto e detenção de arma proibida, mas foi de novo detido por suspeitas de ser o autor de vários crimes de furto e roubo, em 2023, numa ocasião em que gozava de saída precária.
"Atendendo ao grau de perigosidade do suspeito, na iminência de ser restituído à liberdade, o homem foi detido quando se preparava para abandonar o Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus em Alcoentre, em liberdade condicional, onde cumpria a referida pena", diz a PJ em comunicado.
De acordo com esta nota, o homem não regerssou à prisão, em outubro de 2023 quando gozou uma saída precária, tendo vindo a praticar "vários crimes de furto e roubo, em várias localidades da região centro, interior e norte do país", nos quais terá usado uma viaturafurtada em Almeirim e duas espingardas caçadeiras subtraídas de uma espingardaria em Bragança.
Foi na sequência do roubo de um supermercado Minipreço da Lousã, a 9 de novembro de 2023, que o suspeito foi detetado por uma patrulha da Guarda Nacional Republicana (GNR) na zona de Vila Nova de Poiares.
"O suspeito ao aperceber-se que estava a ser seguido, encetou uma fuga durante cerca de 5 km, que apenas cessou quando a viatura que conduzia se despistou, embateu num muro e capotou, acabando por ser imobilizado por elementos da patrulha da GNR e detido por uma equipa da PJ que já se encontravam no terreno", refere a PJ.
Na altura, o detido retornou à cadeia para cumprir o remanescente da pena.
Durante a investigação "foram apreendidos importantes elementos probatórios, que permitiram correlacionar o suspeito com outros ilícitos criminais", entre os quais o roubo com arma de fogo a um posto de abastecimento de combustíveis em Seia, e um roubo na forma tentada com arma de fogo à dependência do Banco Santander em Cernache do Bonjardim.
Terminada a investigação, a PJ remeteu o inquérito ao Departamento de Investigação e Ação Penal de Coimbra, que emitiu o mandado de detenção agora cumprido.
Presente às autoridades judiciárias para interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação o suspeito ficou em prisão preventiva.