“Se vos parecer familiar, falhámos. Se parecer com algo que conheçam, errámos”. As palavras são de Wayne Griffiths, o “rebelde” CEO da Cupra, durante a conferência de imprensa dos novos Leon e Formentor, realizada em Madrid. A marca, que conta apenas seis anos de vida “autónoma” da Seat, leva muito a sério a originalidade dos seus modelos. E o evento na capital espanhola não deixou dúvidas a esse respeito: design foi a palavra mais repetida por todos quantos subiram ao palco. “Estamos sempre a testar os nossos próprios limites. Está no nosso ADN. Não é no ADN dos nossos carros. É no nosso!”, afirmou ainda Wayne Griffiths perante os jornalistas..Primado do design.Deixemo-nos de citações e concentremo-nos nos modelos em si. Tanto o Leon como o Formentor procuram romper com a sua própria essência. Não são gerações novas, mas estamos perante autênticas evoluções que não olham para trás no campo estético. Na secção frontal, um e outro modelo apresentam uma expressão forte (e larga), ostentando ainda umas finas ranhuras de entrada de ar por baixo do nariz de tubarão, um detalhe sofisticado. A grelha está cada vez mais agressiva e marcada pelos faróis dianteiros de LED matrix (opcionais) que incorporam três triângulos iluminados enquadrados num triângulo..O Cupra Leon.Nem tudo é igual, porém. Na traseira do Cupra Leon de cinco portas (5P) e do Sportstourer sobressai o formato em forma de V da porta da bagageira, que se liga ao para-choques e que flui pela lateral do modelo. O para-choques de dois tons confere-lhe um ar elegante e desportivo, procurando, segundo explicação da marca, uma maior “proximidade com o asfalto”. Já as proporções do novo Leon, seja na versão 5P ou Sportstourer, são reforçadas por uma seleção de novos designs de jantes: existe uma gama de nove jantes de liga leve entre 18 e 19 polegadas..Por sua vez, na traseira do Formentor as luzes percorrem toda largura da carroçaria, integram o logótipo iluminado ao centro. A porta da bagageira em forma de V coloca o foco no emblema, ajudando a distinguir o look do veículo, qualquer que seja o ângulo de onde seja observado..Espaço tecnológico.Por dentro, osnovosLeon e Formentor contam com vários detalhes inovadores. Exemplos? A consola central, os painéis das portas, o painel de instrumentos e os estofos..O habitáculo recorre a novos materiais, garantindo uma abordagem mais sustentável com os bancos revestidos em microfibra 73% reciclada ou em pele ecológica..Ambos os modelos contam com um sistema de som com 12 colunas de elevada qualidade, desenvolvido em colaboração com os especialistas em áudio da Sennheiser Mobility. A digitalização está, toda ela, ao alcance do condutor. Existe ainda espaço para um novo e otimizado HMI colocado no cockpit digital, logo atrás do volante, bem como no sistema de infotainment de generosas 12,9 polegadas com um cursor retro iluminado..Nem o Diesel falta.São várias as opções em termos de motorizações para animar os novos Leon e Formentor. As mecânicas vão desde soluções a gasolina, mild-hybrid, plug-in hybrid e Diesel – sim, nem um propulsor a gasóleo falta..O Cupra Leon estará disponível com uma nova geração de motores híbridos plug-in (eHybrid) com 272 cv (200 kW) e 100 km de autonomia 100% elétrica, agora compatível com sistema de carregamento rápido (até 50 kW DC)..Já o novo Formentor contará com uma nova geração híbrida plug-in (eHybrid), capaz de debitar até 272 cv (200 kW), com mais de 100 km de autonomia totalmente elétrica e igualmente compatível com carregamento rápido (até 50 kW - DC). Mas não só. Quem preferir, poderá sempre optar por um novo motor a gasolina (TSI), de 333 cv (245 kW), tecnologia de repartição de binário e travões Akebono opcionais..A Cupra ainda não anunciou os preços para o Leon e para o Formentor. O primeiro chegará aos concessionários portugueses em julho e o segundo em setembro de 2024.