Covax assina acordo para compra de 500 milhões de doses da vacina da Moderna

A Moderna junta-se assim aos esforços de fornecer vacinas aos países abrangidos pelo COVAX

O programa de vacinação global do Covax assinou um acordo de compra antecipada de 500 milhões de doses da vacina da Moderna contra a covid-19, anunciou esta segunda-feira a Aliança Gavi, iniciativa da Fundação Bill e Melinda Gates.

"Estamos muito satisfeitos por assinar este novo acordo com a Moderna, dando aos participantes da Covax acesso a outra vacina altamente eficaz", disse Seth Berkley, o chefe-executivo da aliança de vacinas Gavi, em comunicado.

O Covax (Acesso Global às Vacinas da Covid-19) é o elemento de vacinação do programa ACT-Accelerator, liderado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e os parceiros internacionais para o desenvolvimento de ferramentas de combate ao vírus.

É co-liderada pela CEPI, a Coligação para as Inovações de Prontidão Pandémica, a Gavi, da Vaccine Alliance, e a OMS, juntamente com a UNICEF, parceiro de entregas. O objetivo desta aliança é acelerar o desenvolvimento e fabrico de vacinas contra a covid-19, e garantir o acesso justo e equitativo a todos os países do mundo. Foi lançado nos primeiros meses da pandemia e é financiado por doadores privados e pelos países mais abastados.

O objetivo é distribuir dois mil milhões de doses da vacina em 2021, particularmente nos países mais pobres e imunizar 27% dos seus cidadãos.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG