Clube automóvel espanhol quer carta por pontos para ciclistas

Segundo uma sondagem, 50% dos espanhóis usam a bicicleta de forma frequente

O Real Automóvil Club de España (RACE), um clube para automobilistas, propõe estender aos ciclistas a carta de condução por pontos, obrigando-os a ter seguro e uma matrícula para cada bicicleta. Segundo o El Mundo, o RACE vai apresentar esta medida às autoridades devido ao aumento do número de mortes nas estradas espanholas, até porque - de acordo com uma sondagem - 50% dos espanhóis usam a bicicleta de forma frequente.

Em resposta, Manuel Martín, o diretor da ConBici, que reúne dezenas de associações de ciclistas de Espanha, diz ser "lamentável" que o RACE considere uma medida que não tem aplicação em mais nenhum país do mundo, acrescentando que uma eventual aplicação do conceito faria com que muito poucas pessoas continuassem a usar as bicicletas.

De acordo com o El Mundo, o clube automóvel reclama ainda um plano de convivência na estrada para carros e bicicletas, que tenha em atenção as necessidades dos utilizadores de ambos os veículos. Já o diretor da ConBici, em resposta a esta hipótese, frisa que os ciclistas são normalmente as vítimas dos acidentes, sendo os automóveis responsáveis pela maior perigosidade.

O RACE assinala porém, em relação à carta por pontos para ciclistas, que se trata de uma ferramenta que já demonstrou utilidade no sector automóvel, mas que não poderá ser o único esforço para reduzir a sinistralidade.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG