Cinco ilhas do Pacífico submersas pela subida do nível do mar

O recuo da linha de costa noutras seis ilhas já destruiu aldeias que existiam desde pelo menos 1935

Cinco ilhotas que faziam parte do arquipélago das Ilhas Salomão desapareceram, submersas pela subida do nível das águas do Pacífico. A revelação mostra o impacto das alterações climáticas nas costas do Pacífico, defendem os investigadores australianos responsáveis pelo estudo.

A descoberta resultou da análise de imagens aéreas e de satélite recolhidas de 1947 a 2014, de 33 ilhas. Os investigadores identificaram cinco que desapareceram completamente e outras seis que estão seriamente ameaçadas, devido a um recuo da linha de costa.

As ilhas desaparecidas tinham entre um e cinco hectares e tinham vegetação mas não eram habitadas, mas o recuo da linha de costa nas outras seis já destruiu aldeias que existiam desde pelo menos 1935, levando ao realojamento de comunidades inteiras.

Nesta região do Pacífico, o nível das águas subiu um centímetro nos últimos anos. Numa das ilhas, Nuatambu, onde vivem 25 famílias, perderam-se 11 casas desde 2011.

O recuo é substancialmente maior em áreas expostas a ondas, indicando que há um efeito combinado da subida do nível das águas do mar e o efeito erosivo das ondas, revelam no estudo publicado na edição de maio do Environmental Research Letters.

O trabalho visava completar o conhecimento empírico sobre a subida do mar nesta região do mundo, que os cientistas consideram um "hot spot".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG