Betty Grafstein quebra o silêncio e acusa José Castelo Branco de agressão. "Deu-me tantos murros na cabeça"
Instagram / José Castelo Branco

Betty Grafstein quebra o silêncio e acusa José Castelo Branco de agressão. "Deu-me tantos murros na cabeça"

Numa mensagem de vídeo, partilhada nas redes sociais, Betty Grafstein quebra o silêncio após as denúncias de violência doméstica contra José Castelo Branco. "Fui apanhada numa armadilha", assume.
Publicado a
Atualizado a

Aos 96 anos, Betty Graftein acusa, na primeira pessoa, o marido de a agredir, e quebra, desta forma, o silêncio mais de um ano depois das denúncias de violência doméstica que levaram a que José Castelo Branco fosse detido, tendo sido depois libertado após interrogatório.

Num vídeo partilhado na segunda-feira, 30 de junho, no Instagram, Grafstein, visivelmente debilitada, assume que teve "medo" e relata os abusos de que diz ter sido alvo por parte de José Castelo Branco.

"Não sei porque é que fiquei tanto tempo com o José, quando ele deu-me tantos murros na cabeça. Fui uma tola, na verdade, por não ter sido esperta e ter tido medo, creio. Infelizmente, fui apanhada numa armadilha", disse no vídeo partilhado por David Motta, que se diz amigo do casal. 

Atualmente numa clínica de reabilitação, em Nova Iorque, Betty Grafstein começa o vídeo a referir que a mensagem é “um pequeno comunicado para o José Castelo Branco".

"Ele diz que não estou muito bem, que estou incoerente, que ninguém me vem ver, que estou completamente fora de mim, o que não é verdade. Tenho muitos amigos que me vêm ver", assegurou a britânica no vídeo em que aparece com uma edição do jornal New York Daily News, de modo a comprovar que se trata de um relato recente.

A 7 de maio de 2024, recorde-se, José Castelo Branco foi detido depois de Betty Grafstein o ter acusado de violência doméstica. O socialite foi libertado um dia depois, após interrogatório, tendo ficado impedido de contactar a alegada vítima, que, na altura, estava internada. Ficou igualmente proibido de permanecer na residência que Grafstein viesse a ocupar.

Em novembro do mesmo ano, o Ministério Público (MP) acusou José Castelo Branco "pela prática de um crime de violência doméstica” contra a mulher.

Na nota divulgada pelo MP era ainda referido que “arguido e vítima eram casados desde novembro de 1996, encontrando-se indiciado que, desde o início do casamento, o arguido agredia física e verbalmente a vítima”.

De acordo com a acusação, o “arguido forçava a vítima a vestir roupa que escolhia, a ser maquilhada por si e a calçar sapatos que lhe provocavam dores”. Factos que se prolongaram até maio de 2024, quando Betty foi internada num hospital, “na sequência de um empurrão alegadamente desferido pelo arguido”.

O MP conclui que “o arguido, de 61 anos, atuou com o propósito concretizado de maltratar a vítima, molestando-a no seu corpo e saúde psíquica, injuriando-a e atemorizando-a, bem sabendo que era a sua mulher e estando ciente da idade desta”. José Castelo Branco tem negado as acusações.

A mensagem em vídeo de Grafstein foi conhecida depois de o socialite ter partilhado, também nas redes sociais, imagens de quando os dois estavam juntos. "Só desejo que estejas bem. Apesar de tudo, continuo a pensar em ti com ternura. E continuo a amar-te com todo o meu coração", lê-se na publicação.

Betty Grafstein quebra o silêncio e acusa José Castelo Branco de agressão. "Deu-me tantos murros na cabeça"
Ministério Público acusa José Castelo Branco de violência doméstica
Betty Grafstein quebra o silêncio e acusa José Castelo Branco de agressão. "Deu-me tantos murros na cabeça"
O que está em causa no caso de José Castelo Branco e Betty Grafstein?

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt