Bebidas sem álcool em alta
DR

Bebidas sem álcool em alta

São cada vez mais as marcas que apostam em bebidas sem álcool, o que justifica o facto de o Lisboa Bar Show dar mais atenção a este segmento. O Peru será o país convidado deste evento.
Publicado a
Atualizado a

Lisboa será a capital mundial do bartending, a 14 e 15 de maio, com o Lisbon Bar Show, iniciativa que já vai na 9.ª edição e que conta este ano, pela primeira vez, com um bar de bebidas não-alcoólicas. “Há muitas marcas de bebidas que estão a apresentar destilados sem álcool”, justifica Alberto Pires, fundador do evento.

Apesar de o conceito “fazer confusão a muitas pessoas que não são do meio”, estas bebidas “contêm todos os sabores e aromas da bebida original, só que foi extraído o álcool” e, por isso, “podem beber-se à vontade”, explicou à Lusa Alberto Pires, que conta repetir o número de visitantes registado no ano passado, que rondou os sete mil. 

O Peru será o país convidado, para promover as tendências na área de bartending  e cocktails. Assim, nos dois dias do evento serão servidas bebidas peruanas e vão estar presentes chefs de cozinha que vão partilhar produtos típicos da cozinha peruana.

“Na embaixada, fazemos muitas atividades em Portugal e, dentro da cultura, é importante que o nosso produto esteja presente em eventos como este. Iremos aproveitar o facto de estarmos presentes no Lisbon Bar Show para dar a conhecer as bebidas peruanas, nomeadamente, o nosso whiskey roxo (Don Michael)”, disse o embaixador do Peru em Portugal, Carlos Gil de Montes, na apresentação do evento, que decorreu há uns dias. “As pessoas quase só conhecem o pisco sour, mas há mais bebidas e destilados” naquele país, salientou Alberto Pires. 

O encontro é, segundo a organização, “o maior evento de hospitalidade, restauração e hotelaria em Portugal” e promove as tendências e novidades na área de bartending  e cocktails. “Não é uma feira de álcool e barmen, é um evento muito relacionado com turismo, restauração, hotelaria - numa palavra, hospitalidade”, referiu o fundador.

Durante dois dias, o evento conta com cerca de 140 expositores e várias atividades, como a Vintage Cocktail Competition (competição de cocktails onde as bebidas clássicas têm um estilo vintage), o Fórum Mojito (espaço onde os profissionais podem assistir a apresentações e trocar ideias sobre os melhores especialistas da indústria), o Brands Room (sala de apresentações onde as marcas representadas na feira têm a oportunidade de realizar demonstrações), masterclasses  e workshops

Mais de 30 oradores, entre eles “alguns dos melhores do mundo da indústria de bar”, vêm “dos quatro cantos do mundo” - da Colômbia à Coreia do Sul - para apresentações inéditas. Entre outros, a organização destaca Aaron Diaz, Anxo Vila, David Blom, Demie Kim, Tom Dyer ou Mónica Berg, nomeada a Pessoa Mais Influente no Bar World 100  pela Drinks International, e, de Portugal, Emanuel Minêz, Ana Camacho (eleita Melhor Barmaid o ano passado), o chef  Kiko, Duarte Coelho, Fernão Gonçalves, Gonçalo Almeida, Paulo Ramos, Pedro Simões, Paulo Gomes, Sergio Padilla e Rodolfo Tristão.

Ponto alto do evento são os Prémios Lisbon Bar Show, que distinguem anualmente os Melhores Barmen e Bairmaids. No ano passado, foram distinguidos, entre outros, o 100 Maneiras Bistro (Melhor Bar de Restaurante), o Rossio Gastrobar (Melhor Bar de Hotel), Red Frog (Melhor Bar e Melhor Carta de bar), Ana Camacho (Melhor Barmaid) e João Sancheira (Melhor Bartender). 

João Sancheira venceu na categoria de melhor 'bartender' no ano passado.
Pedro Rocha / Global Imagens | Pedro Rocha

A iniciativa é dedicada aos profissionais do setor, mas está aberta ao público em geral. Os bilhetes custam 29 euros, em pré-venda até 10 de maio, e 39 euros nos dias do evento.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt