Associação Zero na maior coligação europeia pelo clima

A dois dias do Conselho Europeu do Ambiente, movimento de cidadãos faz apelo aos políticos

A associação Zero, liderada por Francisco Ferreira, é uma das organizações ambientalistas que participa na Coligação por uma Maior Ambição, o maior movimento de sempre a apelar aos políticos europeus para que deem passos concretos imediatos de forma a cumprir a meta do Acordo de Paris.

Aprovado na cimeira do clima, em dezembro, o acordo prevê o fim das emissões de gases com efeito de estufa depois de 2050.

A dois dias do Conselho Europeu do Ambiente, em Bruxelas, no dia 4, no qual os ministros dos 28 vão debater o que se segue na estratégia da União Europeia para o combate às alterações climáticas, a Coligação por Uma Maior Ambição entregou aos ministros a sua posição.

Ali, este movimento alargado de cidadãos, que integra empresas, cidades, regiões, investidores, sindicatos, grupos da sociedade civil e associações, apela "para que os resultados conseguidos em Paris sejam postos em movimento, de modo a fazer uma transição inevitável, irreversível e irresistível para um baixo nível de emissões e uma economia resiliente ao clima".

"Este é um momento crucial para a Europa e para Portugal planearem um futuro com um balanço neutro de emissões de carbono, ou seja uma economia carbono ZERO, já em 2050", alerta Francisco Ferreira num comunicado da Zero. "É fundamental aumentar a ambição das atuais metas", sublinha o presidente da associação ambientalista portuguesa, notando que "este é um apelo que junta partes muito diferentes mas unidas num objetivo crucial para ajudar o planeta". E conclui: " Esperamos que o governo português também seja capaz de ajudar a construir as soluções necessárias."

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG