Os alunos portugueses do 8.º ano alcançaram um resultado médio de 506 pontos em Ciências, superando a média internacional em 28 pontos, embora aquele cômputo represente uma descida de 13 pontos face ao TIMSS de 2019,
Os alunos portugueses do 8.º ano alcançaram um resultado médio de 506 pontos em Ciências, superando a média internacional em 28 pontos, embora aquele cômputo represente uma descida de 13 pontos face ao TIMSS de 2019,FOTO: André Rolo / Global Imagens

Alunos do 8.º ano abaixo da média em testes internacionais de Matemática

Resultados de 2023 representam descida estatisticamente relevante em Matemática (4.º e 8.º anos) e Ciências (8.º ano), face à avaliação anterior. Porém, alunos do 8.º ano estão acima da média em Ciências e do 4.º ano em ambas as disciplinas. Estudantes do privado com melhores resultados e rapazes superam raparigas.
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Foram hoje divulgados os resultados do Trends in International Mathematics and Science Study (TIMSS). Trata-se de um estudo internacional de avaliação do desempenho de alunos - este ano aplicado aos 4.º e 8.º anos - de escolaridade, a Matemática e a Ciências, que tem permitido comparar e analisar a evolução do desempenho dos estudantes desde o ano de 1995. Participam no TIMSS países de todos os continentes.

Segundo o relatório a que o DN teve acesso, os alunos do 8.º ano de escolaridade alcançaram uma pontuação média a Matemática de 475 pontos (numa escala de 0 a 1.000), um valor próximo da média internacional (478 pontos). Contudo, o resultado de 2023 representa uma descida, estatisticamente significativa, de 25 pontos, face à avaliação de 2019.

A área de conteúdo da Geometria e Medida, tal como no ciclo de 2019, é aquela em que os alunos apresentaram um melhor resultado  (485 pontos). Na área dos Números, a pontuação média foi significativamente inferior à média geral, em oito pontos. Das dimensões avaliadas, a dimensão cognitiva Raciocinar é aquela em que os alunos portugueses demonstram menos dificuldades, com uma média de  490 pontos.

Ainda no que se refere à disciplina de Matemática, cerca de metade dos alunos do 8.º ano (49%) alcançaram pelo menos o nível de desempenho intermédio.

O relatório refere ainda que são os  alunos de escolas privadas aqueles com melhor desempenho nos testes internacionais (de 541 pontos), estando assim acima da média nacional dos alunos das escolas públicas (469 pontos).

Nos testes de 8.º ano de Matemática, os rapazes conseguiram uma pontuação superior à das raparigas em 14 pontos.

Em relação às Ciências, os alunos portugueses do 8.º ano alcançaram um resultado médio de 506 pontos, superando a média internacional em 28 pontos. Mas também nesta disciplina, houve uma descida significativa dos resultados (13 pontos) face ao TIMSS de 2019. E também nesta disciplina os rapazes alcançaram um resultado médio superior ao das raparigas  (510 vs. 501 pontos).

À semelhança dos resultados de Matemática, os alunos do ensino privado superaram os resultados do público, com uma média de 562 pontos. A média do público fixou-se nos 500 pontos.

Rapazes superam desempenho das raparigas

Os alunos do 4.º ano de Matemática conseguiram uma pontuação média de 517 pontos. Trata-se de resultado médio acima dos valores internacionais (503 pontos), embora representem, segundo o relatório, “uma descida significativa de oito pontos, face ao ciclo do TIMSS de 2019”.

O resultado médio dos rapazes a Matemática foi significativamente superior ao das raparigas, tanto em Portugal como na média dos países participantes. No nosso país, essa diferença é de 22 pontos.

Os alunos das escolas privadas “alcançaram um resultado médio significativamente superior à média nacional em 40 pontos e à média dos alunos de escolas públicas, em 47 pontos”, pode ler-se no documento.

A disciplina de Ciências é aquela em que os alunos portugueses conseguiram melhores resultados, estando 17 pontos acima da média internacional, com uma pontuação média de 494 pontos, face aos 511 dos restantes países.

Tal como a Matemática, o resultado médio dos rapazes a Ciências foi significativamente superior ao das raparigas em 13 pontos.

Mais uma vez, a pontuação média dos alunos que frequentavam escolas privadas foi significativamente superior, em 34 pontos, à média nacional e, em 39 pontos, à média dos alunos de escolas públicas.

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