Bombeiros a tentar extinguir um foco de incêndio na Lousã, durante a tarde deste sábado, 16 de agosto.
Bombeiros a tentar extinguir um foco de incêndio na Lousã, durante a tarde deste sábado, 16 de agosto.Fotografia: Leonardo Negrão

Ajude-nos a ajudar: Autarquias lançam campanha de recolha de bens essenciais para bombeiros

Para já, Carnide e Benfica, em Lisboa, promovem esta "recolha de bens essenciais para ajudar bombeiros, agentes de proteção civil e populações", mas a ajuda multiplica-se. Se a sua autarquia ou alguma instituição local tem uma campanha a decorrer, faça-nos chegar a informação para que a possamos divulgar. Ajude-nos a ajudar.
Publicado a

Lembrando que Portugal está a ser assolado por uma vaga de incêndios que já obrigou o país a pedir ajuda internacional, a Junta de Freguesia de Benfica está a promover uma campanha de recolha de bens essenciais para bombeiros e populações, à qual também se juntou a Junta de Freguesia de Carnide.

A autarquia apela a que, quem quiser contribuir com material de apoio, se dirija ao Palácio Baldaya, na Estrada de Benfica, 701 A, e deixe água, em garrafas pequenas, bebidas e barritas energéticas, creme para queimaduras, como Biafine ou Bepanthene Plus, compressas e soro fisiológico. A junta de Benfica também pede, adicionalmente, alimentos para animais, ligaduras, compressas, ibuprofeno e paracetamol.

Ao DN, o presidente da Junta de Benfica, Ricardo Marques, garantiu que esta campanha de apelo à generosidade da população foi uma iniciativa própria da autarquia, tendo-se associado à necessidade evidente dos bombeiros e não seguindo uma campanha a nível nacional.

Carnide, de acordo com Ricardo Marques, também tem contribuído para esta ação, alternando a recolha de bens essenciais com Benfica. Mas o objetivo é o mesmo.

Também a cantora Iolanda se juntou à necessidade, não organizada, de ajudar os bombeiros, partilhando através da sua página no Instagram um apelo dos Bombeiros Voluntários de Trancoso.

A página sosincendios25, também tem agregado várias informações sobre doações e ajudas voluntárias aos bombeiros, incluindo a informação partilhada pela Junta de Freguesia de Benfica, à qual se juntam outras ações noutros locais, como Oeiras, no Centro Social Paroquial Nova Oeiras, ou Ourém, cujas doações devem ser entregues no quartel dos bombiros de Coimbra.

O DN pretende, desta forma, associar-se às autarquias e à sociedade civil no auxílio às forças de combate aos incêndios e às populações mais prejudicadas pelos fogos. Se a sua autarquia ou alguma instituição local tem uma campanha a decorrer, faça-nos chegar a informação através do email: dnot@dn.pt para que a possamos divulgar. Ajude-nos a ajudar.

Diário de Notícias
www.dn.pt