A estação espacial ganhou uma nova divisão... insuflável

A NASA mostra em vídeo como correu o processo. Os astronautas vão estrear a nova divisão esta segunda-feira

A Estação Espacial Internacional (ISS) ganhou uma nova divisão, na semana passada, que vai ser finalmente estreada. A agência espacial norte-americana NASA espera que o astronauta Jeff Williams dê os primeiros "passos" no primeiro módulo insuflável instalado no espaço esta segunda-feira.

O BEAM (Bigelow Expandable Activity Module) foi instalado para expandir a capacidade da casa dos humanos no espaço. A construção lá em cima foi relativamente rápida: depois da instalação a 16 de abril, foram precisos apenas minutos, a 28 de maio, já que o novo quarto é insuflável.

O BEAM é um protótipo de estruturas que poderão ser usadas no futuro para a exploração espacial, explica a NASA. Estes módulos têm a vantagem de ocuparem menos espaço no lançamento. Depois de "aberto" tem quatro metros por três e o seu tempo útil de vida na Estação Espacial, em princípio, é de dois anos.

Os astronautas ainda não entraram por precaução, até a NASA se assegurar que era seguro: amanhã Jeff Williams vai abrir a escotilha e entrar. O primeiro objetivo é instalar sensores para recolher informação sobre como o módulo insuflável reage no ambiente espacial, nomeadamente às temperaturas extremas, radiação, micrometeoritos e detritos espaciais.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG