112 recebe quase 16 mil chamadas por dia. Mais de metade são indevidas
Em 2024 o serviço 112 recebeu 5 851 146 chamadas, uma média de 487 596 por mês e 15 987 por dia, anunciou esta terça-feira a PSP, que tem a gestão deste número de emergência.
No dia em que se assinala o Dia Europeu do 112, a PSP indica que foram ainda registadas 3 461 045 chamadas como chamadas indevidas, o que corresponde a cerca de 59% do total de chamadas.
De acordo com a PSP as chamadas efetuadas para este número em 2024 foram atendidas na janela temporal de aproximadamente 10 segundos.
Das chamadas recebidas, 78% foram atendidas, ao passo que as chamadas abandonadas (desligadas por quem liga antes de serem atendidas pelo operador ou toques fortuitos) foram 1 292 384.
Destes contactos, 1 366 574 foram registados como emergências, correspondendo à prestação de socorro em 113 881 ocorrências/mês e 3 733/dia.
Segundo nota da PSP, cerca de 85% do total de emergências registadas visavam solicitar apoio em situações de doença ou trauma com risco de vida/necessidade imediata de assistência médica. Seguem-se os alertas para crimes em curso ou que acabaram de decorrer no momento da chamada (77 825 chamadas), sinistralidade rodoviária (54 186 chamadas) e os incêndios (28 791 chamadas) como principais motivos de contacto para o serviço 112.
Portugal foi um dos primeiros países da Europa a disponibilizar um número de emergência, quando adotou a 13 de outubro de 1965 o 115, que mais tarde, aquando na uniformização com a União Europeia, se transformou em 112.
Este contacto de emergência gratuito funciona 24h por dia nos 27 Estados Membros da União Europeia.