112 recebe quase 16 mil chamadas por dia. Mais de metade são indevidas
Reinaldo Rodrigues

112 recebe quase 16 mil chamadas por dia. Mais de metade são indevidas

No dia em que se assinala o Dia Europeu do 112, a PSP indica que em 2024 foram registadas 3 461 045 chamadas como chamadas indevidas, o que corresponde a cerca de 59% do total.
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Em 2024 o serviço 112 recebeu 5 851 146 chamadas, uma média de 487 596 por mês e 15 987 por dia, anunciou esta terça-feira a PSP, que tem a gestão deste número de emergência.

No dia em que se assinala o Dia Europeu do 112, a PSP indica que foram ainda registadas 3 461 045 chamadas como chamadas indevidas, o que corresponde a cerca de 59% do total de chamadas.

De acordo com a PSP as chamadas efetuadas para este número em 2024 foram atendidas na janela temporal de aproximadamente 10 segundos.

Das chamadas recebidas, 78% foram atendidas, ao passo que as chamadas abandonadas (desligadas por quem liga antes de serem atendidas pelo operador ou toques fortuitos) foram 1 292 384.

Destes contactos, 1 366 574 foram registados como emergências, correspondendo à prestação de socorro em 113 881 ocorrências/mês e 3 733/dia.

Segundo nota da PSP, cerca de 85% do total de emergências registadas visavam solicitar apoio em situações de doença ou trauma com risco de vida/necessidade imediata de assistência médica. Seguem-se os alertas para crimes em curso ou que acabaram de decorrer no momento da chamada (77 825 chamadas), sinistralidade rodoviária (54 186 chamadas) e os incêndios (28 791 chamadas) como principais motivos de contacto para o serviço 112.

Portugal foi um dos primeiros países da Europa a disponibilizar um número de emergência, quando adotou a 13 de outubro de 1965 o 115, que mais tarde, aquando na uniformização com a União Europeia, se transformou em 112.

Este contacto de emergência gratuito funciona 24h por dia nos 27 Estados Membros da União Europeia.

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