Presidente do Parlamento Europeu dá os parabéns a Trump pela vitória nos EUA
Fotografia: Parlamento Europeu

Presidente do Parlamento Europeu dá os parabéns a Trump pela vitória nos EUA

É das primeiras dirigentes de topo da União Europeia a felicitar Trump pela vitória e recorda "a Europa está pronta para cooperar à medida que enfrentamos desafios geopolíticos sem precedentes e para manter laços transatlânticos fortes".
Publicado a
Atualizado a

A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, acaba de dar os "parabéns" ao candidato do Partido Republicano, Donald Trump, pela vitória eleitoral na presidenciais dos Estados Unidos, apesar de a contagem ainda não estar encerrada. No entanto, com alta probabilidade, do que já foi apurado, Trump sai vitorioso e até com alguma folga face à sua adversária democrata, Kamala Harris.

Naquela que será uma das primeiras dirigentes de topo da União Europeia a felicitar Trump pela vitória, Metsola declarou na sua conta de X (antigo Twitter): "Parabéns a @realDonaldTrump [o nome de Trump na rede social] pela sua vitória eleitoral nos Estados Unidos".

"A Europa está pronta. Pronta para cooperar à medida que enfrentamos desafios geopolíticos sem precedentes e pronta para manter laços transatlânticos fortes, enraizados nos nossos valores partilhados de liberdade, direitos humanos, democracia e mercados abertos", escreveu a mesma responsável.

Entretanto, há cerca de três horas, Trump já se chegou à frente e declarou vitória quando as projeções de alguns meios de comunicação norte-americanos o colocam a apenas três votos eleitorais [grandes eleitores] de alcançar os 270 necessários para regressar à Casa Branca.

Segundo a Lusa, o empresário declarou que a sua vitória sobre Harris "é uma vitória política nunca antes vista no nosso país“.

Trump acompanhou a noite eleitorial no seu ‘resort’ em Mar-a-Lago, na Flórida. Mas, mal percebeu que estaria à beira da vitória, foi para o Centro de Convenções de Palm Beach, também na Flórida, onde tem a sede de campanha.

Falando junto da mulher, Melania Trump, que entretanto apresentou logo como "primeira-dama", do candidato a vice-presidente, J.D. Vance, o candidato republicano declarou que, com esta vitória, "irá ajudar o país a curar-se".

* Em Bruxelas. O jornalista viajou a convite do Parlamento Europeu.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt