Teresa Leal Coelho quer "devolver a casa aos lisboetas"
"Quero devolver a casa aos lisboetas, quero devolver a cidade de Lisboa para que as gerações aqui possam viver [...] confortavelmente", através de políticas "sustentáveis" de mobilidade e de habitação. disse a candidata à agência Lusa.
Teresa Leal Coelho sublinhou ter uma "visão para Lisboa que é diferente daquela que tem sido levada a cabo nos últimos dez anos de executivo do PS".
"Tenho condições de apresentar um programa para a cidade de Lisboa e executá-lo, programa esse que se dirige sobretudo àqueles que vivem em Lisboa, àqueles que querem viver em Lisboa e que têm sido afastados de Lisboa por se ter tornado difícil comportar os custos de vida", sublinhou.
Como "primeira prioridade" apontou, por isso, "as famílias e a sua vida do quotidiano", que pretende melhorar através de uma aposta na mobilidade. "Garantirmos um transporte público com a qualidade que as pessoas necessitam [...] e criar condições para, se optarem pelo automóvel, poderem estacionar em Lisboa", precisou.
Quanto à habitação, Teresa Leal Coelho vincou que a classe média deve "poder escolher viver em Lisboa", razão pela qual defendeu o lançamento de medidas de "discriminação positiva" no arrendamento e na compra de imóveis. Em causa estão "isenções fiscais e medidas de incentivo" para os proprietários colocarem fogos no arrendamento habitacional, em vez de os converterem em alojamentos turísticos.
A candidata lembrou, também, que a Câmara é a "maior proprietária da cidade", pelo que "tem de pegar no seu património e pô-lo à disposição para habitação".
No que toca à política fiscal, notou que as receitas municipais provenientes de impostos e de taxas e de tarifas "têm aumentado sucessivamente", pelo que propõe o fim da "inconstitucional" taxa de proteção civil, o aumento da devolução do IRS aos munícipes e isenções de IMI nos primeiros anos após compra da habitação. "Temos de garantir às pessoas que aqui vivem e que aqui querem viver condições de vida sustentáveis."
Questionada sobre a polémica em torno na escolha do seu nome para encabeçar a lista social-democrata, Teresa Leal Coelho afirmou: "Eu sou a candidata do PSD à Câmara Municipal de Lisboa e tenho muito orgulho nisso. Tenho um programa para a cidade e tenho muita vontade de mudar as prioridades para a cidade de Lisboa".
A apresentação está marcada para as 19:00 no exterior da Fundação Champalimaud, em Lisboa, e conta com a presença do líder do PSD, Pedro Passos Coelho.
Teresa de Andrade Leal Coelho, que completou 56 anos a 29 de março, nasceu em Moçambique e é licenciada em Direito pela Universidade Lusíada de Lisboa, onde leciona e pela qual tem o curso completo para doutoramento na área de jurídico-políticas. É vereadora sem pelouro na Câmara de Lisboa desde 2013, depois de ter sido número dois da lista PSD/CDS-PP/MPT encabeçada por Fernando Seara.
Para a corrida autárquica na capital foram já anunciadas, além de Teresa Leal Coelho, as candidaturas da líder do CDS-PP, Assunção Cristas, do comunista João Ferreira, do bloquista Ricardo Robles, de Inês Sousa Real (PAN), do atual presidente do município, Fernando Medina (PS), de Joana Amaral Dias (Nós, Cidadãos!) e do ex-autarca socialista Carlos Teixeira (independente apoiado pelo PDR e pelo JPP).