Rajadas de vento até 100 quilómetros/hora na Madeira, Lisboa, Leiria e Faro

Três distritos do continente e o arquipélago da Madeira estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte e agitação marítima.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Leiria, Lisboa e Faro estão sob aviso devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 80 quilómetros por hora, em especial no litoral, e agitação marítima, com ondas de noroeste com quatro a cinco metros.

Estes avisos de agitação marítima e vento forte vão estar em vigor até às 18:00 de hoje.

O IPMA colocou também a Madeira sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 100 quilómetros por hora até às 24 horas de terça-feira.

Situação de prevenção igual foi imposta ao Porto Santo, devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de nordeste com quatro a 4,5 metros.

O aviso amarelo é o terceiro de uma escala de três e significa uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje na região do norte períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado nas regiões do litoral e vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado a forte com rajadas até 60 quilómetros por hora no litoral, sendo moderado forte de nordeste, aumentando de intensidade para o final do dia.

Está também prevista pequena descida da temperatura mínima e subida da máxima.

No sul prevê-se céu pouco nublado ou limpo, aumentando de nebulosidade a partir da tarde, vento moderado do quadrante norte, soprando forte com rajadas até 80 quilómetros por hora no litoral oeste, sendo forte de nordeste com rajadas até 90 quilómetros por hora e pequena descida da temperatura mínima.

Para o arquipélago da Madeira, o IPMA prevê céu geralmente muito nublado, com abertas nas vertentes sul até ao início da manhã e aguaceiros nas vertentes norte e terras altas, além de uma pequena descida de temperatura.

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 9 e 16, no Porto entre 7 e 17, em Vila Real entre 4 e 16, em Viseu entre 3 e 16, em Bragança entre 1 e 15, na Guarda entre zero e 11, em Coimbra e entre 5 e 18, em Castelo Branco entre 6 e 16, em Santarém entre 8 e 19, em Évora entre 6 e 17, em Beja entre 7 e 16 e em Faro entre 9 e 19.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG