Proteção Civil alerta para agravamento do estado do tempo

Regiões mais afetadas deverão ser Minho e Douro Litoral. Aviso para a possibilidade de inundações rápidas

A Proteção Civil alerta para a previsão do agravamento das condições meteorológicas para os próximos dias nas regiões a norte do rio Tejo, mas principalmente no Minho e Douro Litoral. As previsões apontam para precipitação persistente e nas regiões do Norte e Centro há ainda a possibilidade de trovoadas e queda de granizo neste domingo.

O vento forte poderá fazer-se sentir já a partir de hoje, com rajadas que podem atingir os 100 km/hora no litoral e os 120 nas terras altas. Poderá ainda nevar nas zonas do Norte e Centro e o alerta abrange ainda a agitação marítima, com previsão de ondas que podem chegar aos 14 metros de altura a norte do Cabo Raso.

Devido a estas previsões, a Proteção Civil aconselha a ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas mais vulneráveis a "galgamentos costeiros", evitando, se possível, a circulação e permanência nesses locais.

É ainda referido no comunicado a possibilidade de inundações rápidas em zonas historicamente vulneráveis, mais prováveis nas bacias dos rios Minho, Lima, Cávado, Ave, Vouga, Douro e Mondego.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG