Portugal e Rússia dispostos a "reforçar cooperação na cena internacional"

Ministros Augusto Santos Silva e Sergei Lavrov reuniram-se quinta-feira em Nova Iorque, com a presença de António Guterres

Os ministros dos Negócios Estrangeiros Augusto Santos Silva e Sergei Lavrov reuniram-se quinta-feira em Nova Iorque, com a presença de António Guterres, candidato português a secretário-geral da ONU.

Os chefes da diplomacia portuguesa e russa "reafirmaram a disposição" dos dois países para "prosseguir o diálogo político e reforçar a sua cooperação na cena internacional", informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo esta sexta-feira.

A reunião decorreu quinta-feira, à margem da 71ª sessão da Assembleia Geral da ONU e a pedido do ministro Augusto Santos Silva, indicou o gabinete do ministro russo Sergey Lavrov.

A reunião teve em pano de fundo a eleição do próximo secretário-geral das Nações Unidas, a que António Guterres é candidato e Portugal procura obter o respetivo apoio de Moscovo.

A Rússia é um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança e tem sido apontado como um dos que têm "desencorajado" a candidatura de Guterres - apesar de tal não ter acontecido na primeira das quatro votações informais já realizadas.

"Os dois diplomatas trocaram pontos de vista sobre o estado e as perspetivas da cooperação russo-portuguesa e evocaram os principais problemas regionais e internacionais da atualidade", referiu o ministério russo.

"Os ministros reafirmaram a disposição das duas partes em prosseguir o diálogo político e em reforçar a sua cooperação na cena internacional", prosseguiu a citada nota.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG