Portugal e EUA identificam "novas iniciativas" de cooperação

Projetos de investigação "de alcance internacional" nos Açores à mesa das negociações entre Lisboa e Washington.

Portugal e Estados Unidos identificaram "novas iniciativas" de cooperação bilateral a concretizar nos Açores, com destaque para a área científica, informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

"Projetos de investigação de alcance internacional a desenvolver nos Açores" são algumas dessas iniciativas, abordadas na reunião de sexta-feira da Comissão Bilateral Permanente entre Portugal e os EUA, em Washington.

A reunião serviu ainda para debater "as questões ainda em aberto no que respeita às infraestruturas e ao impacto ambiental da presença militar norte-americana na ilha Terceira", indicou o governo.

Quanto a este dossier, aberto com a decisão dos EUA em reduzirem significativamente a sua presença nas Lajes, os dois países assinalaram também que a redução do número de trabalhadores portugueses nos Açores foi alcançada "sem recurso a despedimentos" e sempre "por mútuo acordo".

A redução da presença dos EUA nas Lajes tem grande impacto na economia dos Açores, estando as autoridades portuguesas a negociar contrapartidas que minorem esses efeitos negativos - onde sobressaiem os custos com a recuperação do meio ambiente.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG