Ondas superiores a seis metros a partir de sábado nos Açores

População deve evitar passeios junto da orça costeira no fim de semana

As capitanias dos portos de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória, nos Açores, alertaram hoje para a previsão de ondas superiores a seis metros, a partir de sábado, nas ilhas Terceira e Graciosa.

"Prevê-se a ocorrência de vento moderado a forte, de sudoeste/sul, rondando para oeste, acompanhado de um incremento significativo da agitação marítima, de oeste/noroeste, podendo a altura significativa registar valores superiores a seis metros", adiantou, em comunicado de imprensa, o capitão dos dois portos, João Cabeças.

O agravamento das condições meteorológicas e, em particular, do estado do mar está previsto a partir de sábado.

O capitão recomenda, por isso, à comunidade marítima "o reforço das amarrações das embarcações e a sua vigilância, sobretudo nas zonas mais expostas".

À população em geral, João Cabeças aconselha "que evitem os passeios junto da orla costeira, próximo da linha de água, em particular nos molhes, piscinas naturais e zonas balneares".

Exclusivos

Premium

Vida e Futuro

Formar médicos no privado? Nem a Católica passa no exame

Abertura de um novo curso de Medicina numa instituição superior privada volta a ser chumbada, mantendo o ensino restrito a sete universidades públicas que neste ano abriram 1441 vagas. O país está a formar médicos suficientes ou o número tem de aumentar? Ordem diz que não há falta de médicos, governo sustenta que "há necessidade de formação de um maior número" de profissionais.