Marinha vai ter mais duas mulheres a comandar navios
A Marinha vai ter mais duas mulheres a comandar navios de guerra em 2018, sendo as primeiras a estar à frente dos patrulhas oceânicos e 12 anos após a nomeação da primeira comandante, confirmou fonte oficial do ramo ao DN.
As capitães-tenentes Vânia Guerreiro Carvalho e Mónica Pereira Martins tornam-se assim as nona e décima mulheres a comandar navios da Marinha, onde atualmente há duas comandantes.
Mónica Pereira Martins - a primeira piloto de helicópteros navais - está indigitada para ser a primeira comandante do Sines, ainda em fase de construção pela empresa West Sea em Viana do Castelo. Este navio deverá ser lançado à agua nos últimos meses do próximo ano, adiantou o porta-voz da Marinha, comandante Coelho Dias.
Vânia Guerreiro vai assumir o comando do Viana do Castelo, um dos dois navios de patrulha oceânica em atividade e que opera desde 2010.
O ano de 2006 marca a chegada da primeira mulher, a segundo-tenente Gisela Antunes, ao comando de um navio da Marinha 14 anos após a incorporação de mulheres nesse ramo das Forças Armadas.
Além das lanchas de fiscalização que já tiveram sete comandantes, também a lancha hidrográfica Andrómeda foi comandada por uma mulher até há poucos meses, acrescentou o porta-voz do ramo.
Atualizada às 18:00, com o número de mulheres que já comandaram navios da Marinha