Marcelo condecora cineasta Wim Wenders como comendador da Ordem do Mérito
Presidente da República diz que realizador alemão "nunca foi estrangeiro em Portugal"
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou hoje o cineasta alemão Wim Wenders com o grau de comendador da Ordem do Mérito, apelidando-o como "amigo de Portugal e europeísta convicto".
Na cerimónia que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, Wim Wenders recebeu das mãos de Marcelo Rebelo de Sousa dois galardões: o já anunciado Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural/2017 e a inesperada condecoração.
Marcelo Rebelo de Sousa destacou que o cineasta alemão "nunca foi estrangeiro em Portugal" e sempre foi amigo do país, enaltecendo ainda a faceta de "europeísta convicto".
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
"Não só não tem vergonha de ser europeísta, como faz questão de viver essa sua paixão como uma paixão cimeira na sua vida", destacou.
Mas para o Presidente da República, há uma terceira razão pela qual se sente "uma afinidade natural com Wim Wenders".
"Não é só por ele ter sido um português sem aparente origem portuguesa, nem ser um europeu com óbvia origem europeia, é porque ele marcou a nossa vida. Cada passo da nossa vida corresponde a um ou dois filmes seus", destacou.
Marcelo Rebelo de Sousa foi perentório: "não é por uma razão pessoal, é por uma razão que é simultaneamente nacional e europeia que não o cidadão, mas o Presidente da República decidiu atribuir a Wim Wenders ordem do mérito em Portugal".
"Merece essa condecoração o amigo do Portugal, o europeísta, mas merece acima de tudo o grande cineasta que todos reconhecemos em Portugal, na Europa e no mundo", elogiou.
Sobre a situação europeia, o chefe de Estado considerou que não é possível construir "a Europa forte sem que os Estados membros sejam também fortes" ou "sem convicção".
"O momento que vamos atravessar no próximo ano e meio decisivo, antes das eleições europeias de 2019 porque todas as semanas corremos o risco de ter uma má notícia", alertou.
Para Marcelo Rebelo de Sousa, "a Europa está a pagar a fatura de ter sido um projeto vanguardista que se esqueceu de se alargar às opiniões públicas", considerando que a "cultura é a pedra de toque nesta batalha pela Europa".
O cineasta alemão Wim Wenders realizou, entre outros, os filmes "Lisbon Story" e "Paris, Texas".