Marcelo homenageia Vergílio Ferreira na sua terra natal

No centenário do nascimento do escritor o Presidente da República inaugura um percurso rural e urbano a partir da aldeia de Melo, em Gouveia.

O Presidente da República inaugura quarta-feira um roteiro literário alusivo a Vergílio Ferreira, iniciando na Biblioteca Municipal de Gouveia, onde terá oportunidade de ver o espólio deixado pela família do autor ao município, partindo para a aldeia de Melo, do mesmo concelho, terra onde nasceu o escritor.

Posteriormente, Marcelo Rebelo de Sousa visitará a Praça Central de Melo requalificada e dedicada à vida e obra de Vergílio Ferreira. Segundo Luís Tadeu, presidente da Câmara Municipal de Gouveia, o Presidente da República, realizando um percurso muito curto na parte urbana", irá ainda conhecer o pelourinho, o antigo paço, marcos importantes do itinerário literário virgiliano. Marcelo Rebelo Sousa termina o seu percurso atribuindo o Prémio bienal Virgílio Ferreira à escritora Iolanda Martins Antunes, pela sua obra "Dor de Ser Quase, Dor sem Fim".

Esta visita do Chefe de Estado enquadra-se numa iniciativa da Câmara Municipal de Gouveia que visa homenagear do centenário do nascimento de Vergílio Ferreira e cujas comemorações se iniciaram em janeiro e se prolongarão até 2017, estando previsto até lá a visita de muitos turistas e admiradores, para percorrer um "percurso urbano e rural" dedicado àquele que foi o autor da célebre " Manhã Submersa".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG