Em causa o uso ilegal de crianças em anúncios televisivos. "O uso de crianças em publicidade que não lhes é especificamente dirigida é ilegal e imoral", frisou Mário Frota, presidente da associação, citado num comunicado da APDC..De acordo com a mesma nota, desde o início do ano que as duas marcas recorrem "ilegalmente ao uso de crianças na sua publicidade sem que os produtos publicitados lhes sejam destinado"..Apesar de não especificar quais as marcas, a queixa explica que no caso da marca automóvel o anúncio televisivo usa imagens de um carro futurista 'conduzido' por um bebé, enquanto a marca de detergentes apresenta "um bebé a sujar-se com comida e a olhar para um pai enternecido" para atestar a eficácia do produto..Segundo Mário Frota, "é vergonhosa a forma como as marcas abusam das crianças para passar mensagens que nem sequer lhes dizem respeito, apelando ao lado emotivo e carinhoso para colarem essas emoções aos produtos"..O presidente da APDC salienta que o Código da Publicidade refere expressamente que "os menores só podem ser intervenientes principais nas mensagens publicitárias em que se verifique existir uma relação direta entre eles e o produto ou serviço veiculado, como no caso de fraldas, brinquedos ou jogos, por exemplo".."A publicidade, mesmo se for dirigida a crianças - o que aqui não se verifica -, deve abster-se, como diz a lei, de conter elementos suscetíveis de fazerem perigar a sua integridade física ou moral, bem como a sua saúde ou segurança, o que nem sequer é tido em consideração" pela marca automóvel naquele anúncio, "em que até dá ideia de que o bebé pode ir no lugar do conduto"..com Lusa