Governo fez 1000 nomeações em 100 dias
Em mil dias de governação já houve quase mil nomeações. As contas foram feitas pelo jornal i, que passou a pente fino todos os despachos publicados em Diário da República até sexta-feira passada, tendo concluído que desde que o governo de António Costa tomou posse já houve 994 nomeações.
O jornal salienta que este número pode pecar por defeito, uma vez que há membros do governo que ainda não publicaram nomeações para os seus gabinetes e que há nomeações já anunciadas mas ainda não publicadas em Diário da República. O jornal realça ainda que muitas destas nomeações resultam de concursos públicos lançados pelo governo de Pedro Passos Coelho.
[artigo:4967840]
O Executivo do antigo primeiro-ministro fez 750 nomeações em sete meses, lembra o i para comparar.
[artigo:4855811]
O jornal refere ainda que a maioria das nomeações aconteceu para os gabinetes ministeriais: 859 pessoas no total, desde os motoristas aos adjuntos, passando por assessores, administrativos, auxiliares ou consultores, incluindo os 60 membros do governo.
O ministro da Defesa, Azeredo Lopes, é o campeão de nomeações, segundo o jornal, com 32. Seguem-se o ministro das Finanças, Mário Centeno, com 27, e em terceiro, empatados, o primeiro-ministro e o ministro da Economia, Manuel caldeira Cabral, com 26.
Segundo o i, o governo de António Costa, que tomou posse a 26 de novembro do ano passado, é o quarto maior desde Durão Barroso, só ultrapassado pelos dois executivos de José Sócrates e pelo do próprio Durão Barroso.