Fé e toiros levam milhares à Chamusca

Semana da Ascensão tem o ponto alto nesta quinta-feira com a maior corrida da vila

Naquele que é o ponto alto e de tradição imensa das festas da Semana da Ascensão, festividade de nome maior na Chamusca, os toiros são protagonistas da festa. Em dia feriado, a entrada dos animais na vila acontece entre as 11h30 e as 12h00.

A festa tauromáquica continua naquela que é uma das maiores e mais afamadas corridas do concelho de Santarém. Os toiros invadem a arena da Chamusca para um belo espetáculo logo a partir das 16h30.

Todos os anos, a "Quinta-Feira de Ascensão" atrai milhares de visitantes à Chamusca, prontos para vivenciar o ponto alto da semana de festividades. O dia começa marcado pela fé, na tradicional Bênção dos Dons da Terra e dos Animais (10h00). Depois, segue-se o arrepiante momento da entrada dos majestosos toiros em pontas na vila, conduzidos por um jogo de cabrestos, campinos e cavaleiros pela rua principal.

Acontece novo momento solene, de recordação de outros tempos, com a Apanha da Espiga, pelas 12h30, em que o homem, a lezíria e a paisagem do Ribatejo se tornam um só.

Pela tarde, é a festa brava que leva largas centenas de pessoas de todo o País em romaria à arena da Praça de Toiros da Vila. A Corrida de Toiros da "Quinta-feira de Ascensão" continua assim a reforçar o ambiente único de alegria, celebração da tradição e arte taurina que se vive na Chamusca até domingo, 13 de maio, altura em que terminam as festividades.

Até lá ainda há espetáculos dos grandes nomes da música nacional: Luísa Sobral, autora do tema que deu a vitória a Portugal na Eurovisão, atua no dia 11, Carolina Deslandes sobe ao palco no dia 12 e Ana Laíns promete encantar no último dia da Festa da Ascensão na Chamusca.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG