Eurodeputado do PS chama "cigana" a deputada do PS

A guerra Lisboa/Porto por causa da sede da Agência Europeia dos Medicamentos está a provocar tensões graves dentro do PS

Um eurodeputado do PS, Manuel dos Santos, considerou no Twitter ser "uma verdadeira vergonha" que os deputados socialistas do Porto na Assembleia da República tenham votado a favor da candidatura de Lisboa a sede da EMA (na sigla em inglês), que vai deixar Londres depois do "Brexit".

Depois incendiou as redes dizendo que entre esses deputados esteve Luísa Salgueiro, "dita a cigana". E acrescenta: "Luísa Salgueiro, desconhecida deputada em Lisboa, reside na Maia, é protegida por [António] Costa e [Manuel] Pizarro e vai ser candidata à câmara de Matosinhos". É "dita a cigana e não é só pelo aspecto" mas também porque "paga os favores que recebe com votos alinhados com os centralistas".

Logo a seguir, o ex-eurodeputado eleito pelo BE Rui Tavares reagiu, também na mesma rede social: "Lamento, mas não posso achar aceitável que um deputado ao Parlamento Europeu se exprima nestes termos racistas". O deputado do PS na AR João Galamba partilhou a mensagem.

Manuel dos Santos contra-argumentou: "Não respondo a grupos organizados das redes sociais, dedicados a reverter (excelente expressão) afirmações fora de contexto para ataques" e "podem continuar se quiserem: não me demovem nem me atemorizam. Claro que não sou racista".

Carlos Zorrinho, o líder da bancada do PS no Parlamento Europeu, da qual faz parte Manuel Santos, já reagiu: "O teor das acusações pessoais será analisada internamente", garantiu, numa publicação no Facebook.

Entretanto, Tiago Barbosa Ribeiro, deputado do PS eleito no Porto e presidente da concelhia socialista da cidade, também comentou o caso no Facebook. "Misoginia, racismo e xenofobia. Poucas pessoas conseguiriam tanto em tão pouco, mas é mais uma triste conquista deste eurodeputado eleito nas listas do PS".

E Porfírio Silva, deputado e membro do secretariado nacional do PS, foi mais longe: "Um eurodeputado eleito nas listas do PS que usa o qualificativo "cigana" como insulto, não merecer sequer continuar a ser militante do PS.".

Exclusivos