Ondas gigantes requerem reforço de medidas de segurança

A Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores (FPNS) advertiu hoje que a prática de surf em ondas gigantes obriga ao reforço de medidas de segurança.
Publicado a
Atualizado a

A FPNS refere-se "a todas as atividades aventura que envolvam água", mas destaca as ondas da Praia do Norte, na Nazaré, considerando que o acidente ocorrido com a brasileira Maya Gabeira, na segunda-feira, "deve servir de exemplo" para "a necessidade de ter equipas de salvamento aquático, com material específico em terra e na água para uma pronta resposta".

No mesmo comunicado, a FPNS elogiou o esforço da equipa que so

correu a brasileira, "em especial o corajoso desempenho" do nadador salvador nazareno, que participou nas manobras de suporte básico de vida, sem qualquer material apropriado no local, realizando de imediato ventilações.

A brasileira fraturou o perónio direito na segunda-feira, ao cair após surfar uma onda gigante na Praia do Norte, tendo ficado inanimada e sido depois socorrida, incluindo pelo compatriota Carlos Burle, que a tinha puxado para a onda em mota de água.

A FPNS também elogia a postura do havaiano Garrett McNamara, por sempre que surfa na Praia do Norte reforça a sua equipa de segurança com a associação local de nadadores salvadores.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt