Arquipélago da Madeira sob avisos de mau tempo até às 6:00 de sábado

A Capitania recomenda aos proprietários ou armadores das embarcações a tomarem as devidas precauções

A Capitania do Porto do Funchal informou esta sexta-feira que o arquipélago da Madeira está sob avisos meteorológicos de mau tempo, vento forte e agitação marítima forte até às 06:00 de sábado.

Um dos avisos de mau tempo, de sinal 06, indica vento de força 7 (51 a 62 quilómetros/hora) de qualquer direção.

Devido a estes avisos recebidos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a Capitania recomenda aos proprietários ou armadores das embarcações a tomarem as devidas precauções para que estas permaneçam nos portos de abrigo.

Na orla marítima, o vento será de noroeste moderado (19 a 26 quilómetros/hora) a fresco (27 a 35 quilómetros/hora), aumentando gradualmente para fresco a muito fresco (36 a 44 quilómetros/hora) e por vezes muito forte (45 a 54 quilómetros/hora).

A visibilidade será boa a moderada, tornando-se temporariamente moderada a fraca entre o meio da manhã e o meio da tarde.

A ondulação na costa norte será de ondas de noroeste de 1,5 a 2,5 metros, aumentando gradualmente para três a 4,5 metros, e na costa sul de sudoeste, de um a 1,5 metros, aumentando gradualmente para 1,5 para 2,5 metros.

Exclusivos

Premium

Alentejo

Clínicos gerais mantêm a urgência de pediatria aberta. "É como ir ao mecânico ali à igreja"

No hospital de Santiago do Cacém só há um pediatra no quadro e em idade de reforma. As urgências são asseguradas por este, um tarefeiro, clínicos gerais e médicos sem especialidade. Quando não estão, os doentes têm de fazer cem quilómetros para se dirigirem a outra unidade de saúde. O Alentejo é a região do país com menos pediatras, 38, segundo dados do ministério da Saúde, que desde o início do ano já gastou mais de 800 mil euros em tarefeiros para a pediatria.