Montenegro só ligou a Marcelo depois da comunicação ao país. PR já não atendeu
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, não atendeu o telefonema do primeiro-ministro, Luís Montenegro, após a comunicação deste ao país no último sábado. O chefe de Governo só procurou contacto com Belém meia hora depois de se dirigir aos portugueses, mas já não obteve resposta do Presidente.
Marcelo explicou à SIC que se deslocou para o Palácio de Belém propositadamente, no sábado, para acompanhar a declaração de Montenegro. No entanto, ressalvou que o primeiro-ministro optou por não o consultar previamente.
À estação televisiva, o Presidente da República sublinhou que Montenegro tinha o direito de não lhe ligar, mas que poderia ter sido do seu interesse ouvir a opinião do Chefe de Estado antes de fazer um anúncio ao país: "Primeiro-ministro tem direito de não ligar mas podia ouvir a minha opinião."
Marcelo lembrou ainda que esta é a forma como Montenegro conduz as suas decisões, apontando que tem o hábito de deixar tudo para o último momento e agir de forma independente, sem consultar a Presidência.
O PR, que pretende manter-se em silêncio sobre a polémica em redor do primeiro-ministro até à realização do debate sobre a moção de censura apresentada pelo PCP, rejeita considerar o cenário de uma crise política e e lembra que a economia do país apresenta bons resultados e o Parlamento está a funcionar normalmente.