O primeiro-ministro, Luís Montenegro, na cerimónia de apresentação dos cumprimentos de Boas Festas do Governo ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em dezembro passado.
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, na cerimónia de apresentação dos cumprimentos de Boas Festas do Governo ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em dezembro passado.FILIPE AMORIM/LUSA

Montenegro só ligou a Marcelo depois da comunicação ao país. PR já não atendeu

"Primeiro-ministro tem direito de não ligar, mas podia ouvir a minha opinião", disse Marcelo Rebelo de Sousa à SIC.
Publicado a
Atualizado a

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, não atendeu o telefonema do primeiro-ministro, Luís Montenegro, após a comunicação deste ao país no último sábado. O chefe de Governo só procurou contacto com Belém meia hora depois de se dirigir aos portugueses, mas já não obteve resposta do Presidente.

Marcelo explicou à SIC que se deslocou para o Palácio de Belém propositadamente, no sábado, para acompanhar a declaração de Montenegro. No entanto, ressalvou que o primeiro-ministro optou por não o consultar previamente.

À estação televisiva, o Presidente da República sublinhou que Montenegro tinha o direito de não lhe ligar, mas que poderia ter sido do seu interesse ouvir a opinião do Chefe de Estado antes de fazer um anúncio ao país: "Primeiro-ministro tem direito de não ligar mas podia ouvir a minha opinião."

Marcelo lembrou ainda que esta é a forma como Montenegro conduz as suas decisões, apontando que tem o hábito de deixar tudo para o último momento e agir de forma independente, sem consultar a Presidência.

O PR, que pretende manter-se em silêncio sobre a polémica em redor do primeiro-ministro até à realização do debate sobre a moção de censura apresentada pelo PCP, rejeita considerar o cenário de uma crise política e e lembra que a economia do país apresenta bons resultados e o Parlamento está a funcionar normalmente.

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, na cerimónia de apresentação dos cumprimentos de Boas Festas do Governo ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em dezembro passado.
“O Ministério Público deve colocar uma ação para destituição de Montenegro”

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt