Primeiro-ministro, Luís Montenegro
Primeiro-ministro, Luís MontenegroFoto: Leonardo Negrão

Montenegro atualiza declaração de interesses e revela novos clientes da Spinumviva

Declaração de substituição no Portal da Transparência submetida pelo primeiro-ministro antes do debate com Pedro Nuno Santos
Publicado a
Atualizado a

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, submeteu na terça-feira, quase à meia-noite, uma declaração de substituição no Portal da Transparência, revelando sete novas empresas para as quais a sua empresa familiar, Spinumviva, prestou serviços.

A atualização, que inclui clientes além dos cinco já conhecidos na área de proteção de dados e da gasolineira de Braga, ocorreu horas antes do debate televisivo com o líder do PS, Pedro Nuno Santos, marcado para a noite desta quarta-feira.

Segundo o Expresso, que avançou a notícia, a nova declaração mantém os cargos previamente declarados, como presidente da Assembleia Geral da Rádio Popular e do Grupo Ferpinta, e sócio-advogado da Sousa Pinheiro & Montenegro (SPM). No entanto, Montenegro acrescentou no campo “outras situações” – e não em “serviços prestados” – empresas já conhecidas como clientes permanentes da Spinumviva, como Lopes Barata, Colégio Luso-Internacional do Porto (CLIP), Solverde e Cofina, para a qual realizou serviços de proteção de dados.

A novidade está na identificação de sete novas empresas. Entre elas, destacam-se duas do Grupo Joaquim Barros Rodrigues e Filhos, principal cliente da Spinumviva em faturação: Rodáreas (Felgueiras-Lousada) e Rodáreas (Viseu), para as quais Montenegro diz ter prestado consultoria de reestruturação empresarial e planeamento estratégico. O grupo, ligado a doações significativas ao PSD, era até agora o único cliente pontual conhecido fora da proteção de dados.

As restantes empresas incluem a Portugalenses Transportes (Vila Nova de Gaia), com serviços de consultoria de gestão e planeamento; a Beetsteel (Braga), com consultoria de gestão empresarial; e, na área de proteção de dados, a ITAU - Instituto Técnico de Alimentação Humana, a Sogenave (abastecimentos para navegação e hotelaria), a INETUM Portugal (consultora espanhola com presença em Aveiro) e a Grupel SA (eletrogeradores, Vagos).

Primeiro-ministro, Luís Montenegro
Spinumviva ausente da primeira declaração de Montenegro entregue no Constitucional quando era líder do PSD

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt