Reinaldo Rodrigues/Global Imagens
Reinaldo Rodrigues/Global ImagensMiranda Calha, aqui fotografado na Assembleia da República, ocupou vários cargos governativos.

Miranda Calha recordado em Portalegre

Cerimónia, organizada por grupo de amigos e antigos colaboradores de Miranda Calha, decorrerá a 29 de março, pelas 12:00.
Publicado a
Atualizado a

Para assinalar os cinco anos da morte de Miranda Calha um grupo de amigos e antigos colaboradores está a organizar uma homenagem póstuma no dia 29 de março.

Miranda Calha desempenhou funções na administração local e nacional, incluindo Governador Civil de Portalegre, deputado na Assembçeia Constituinte e na Assembleia da República e secretário de Estado nas pastas da Administração Regional e Local, Defesa Nacional e Desporto.

Natural de Portalegre, licenciou-se em Filologia Germânica, foi professor na capital de distrito e em Castelo de Vide e foi membro fundador da Direcção do Sindicato dos Professores do Distrito de Portalegre. Ainda a nível regional, dirigiu o Semanário Regional A Rabeca e foi um dos fundadores da Cooperativa Rádio Portalegre. A nível local exerceu como presidente da Assembleia Municipal de Portalegre, tendo sido o autarca mais novo a desempenhar funções após a Revolução de 25 de Abril. 

Eleito 13 vezes deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República pelo círculo de Portalegre, uma vez por Lisboa e outra pelo Porto. Também ocupou as posições de vice-presidente da Assembleia da República, e de secretário de Estado da Administração Regional e Local, da Defesa Nacional e do Desporto, em vários governos do PS. Foi igualmente presidente da Comissão do Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local. 

Foi condecorado com o grau de grande-oficial na Ordem do Infante D. Henrique em 21 de Abril de 2005, e a grã-cruz da Ordem do Mérito em 27 de Fevereiro de 2006. Também recebeu a Medalha de Mérito Municipal Grau Ouro do Município de Portalegre.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt