Mariana Leitão chegou a ser anunciada como a candidata presidencial da IL em fevereiro.
Mariana Leitão chegou a ser anunciada como a candidata presidencial da IL em fevereiro.Foto: Leonardo Negrão

Mariana Leitão será candidata única à liderança da Iniciativa Liberal

“Equipa renovada e muito competente” da atual líder parlamentar tem Mário Amorim Lopes como um dos vice-presidentes, mas exclui quase todos os outros deputados da Comissão Executiva.
Publicado a
Atualizado a

A atual líder parlamentar da Iniciativa Liberal (IL), Mariana Leitão, será a única candidata à presidência da Comissão Executiva. Face à ausência de qualquer adversário, a gestora de 42 anos sucederá a Rui Rocha, que se demitiu por não ter conseguido atingir os objetivos de aumento de votação e reforço do grupo parlamentar, na Convenção Nacional que está marcada para 19 de julho, em Alcobaça.

Na lista encabeçada por Mariana Leitão mantém-se na vice-presidência Ricardo Pais Oliveira, mas juntam-se-lhe o deputado Mário Amorim Lopes, o professor universitário André Abrantes Amaral (que não conseguiu ser eleito nas últimas legislativas, quando foi cabeça de lista por Leiria) e o gestor Paulo Trezentos.

Em sentido inverso, deixam de ser vice-presidentes a deputada Angelique da Teresa e Rui Ribeiro, coordenador do núcleo de Vila Nova de Gaia da IL, embora este último passe a ser o secretário-geral do partido. Esse cargo foi ocupado até agora por Miguel Rangel, que se estreou na Assembleia da República nesta legislatura.

A “equipa renovada e muito competente” prometida por Mariana Leitão aos membros da IL deixa de fora praticamente todos os deputados do partido, visto que além da nova líder e de Mário Amorim Lopes só o recém-eleito Jorge Teixeira marcará presença entre os vogais. Outros vogais da lista única à Comissão Executiva incluem os deputados regionais Nuno Barata (Açores) e Goncalo Maia Camelo (Madeira), bem como os candidatos a deputados Gonçalo Cordeiro e Marta Von Friden.

Também realçado pela candidata única à liderança está a ser o facto de a sua equipa incluir alguns elementos que apoiaram Carla Castro na disputa da liderança com Rui Rocha em 2023, aquando da sucessão de João Cotrim de Figueiredo. É o caso de João Cascão, que teria sido secretário-geral da IL caso a ex-deputada, que entretanto se desfiliou, tivesse sido eleita presidente do partido, bem como da deputada municipal sintrense Eunice Baeta.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt