Marta Von Fridden é a número 3 da IL pelo Porto, depois de ter sido cabeça de lista por Viana do Castelo em 2024.
Marta Von Fridden é a número 3 da IL pelo Porto, depois de ter sido cabeça de lista por Viana do Castelo em 2024.Foto: Iniciativa Liberal

Lista da IL no Porto leva à demissão de vice-coordenador de Viana do Castelo

Rui Pires tomou decisão após a coordenadora Marta Von Fridden ser anunciada como candidata pelo Porto, o que diz ser um "sintoma de um problema maior": "Há momentos em que o silêncio é cumplicidade."
Publicado a
Atualizado a

O vice-coordenador do Núcleo de Viana do Castelo da Iniciativa Liberal (IL), Rui Pires, demitiu-se desse cargo, fazendo críticas ao que diz ser "uma erosão progressiva daquilo que distingue um projeto autêntico de uma máquina de poder convencional", após a coordenadora do partido no concelho minhoto, Marta Von Fridden, ter sido anunciada como candidata a deputada pelo círculo do Porto nas legislativas de 18 de maio.

Numa comunicação feita nas redes sociais, Rui Pires garante que não tomou a decisão por "desavenças pessoais nem por qualquer antagonismo em relação à candidatura de Marta Von Fridden", que no ano passado foi a cabeça de lista da IL em Viana do Castelo, sem conseguir ser eleita para a Assembleia da República. Mas o até então vice-coordenador diz que a sua transferência para o Porto é "sintoma de um problema maior", e que não pode "compactuar com a ideia de que alguém que integra um grupo de coordenação local de um território se candidate por outro nas legislativas, como se a representação política fosse um detalhe administrativo ou um mero formalismo descartável".

Ao ser colocada em terceiro lugar na lista do Porto, onde a IL elegeu dois deputados em 2022 e em 2024, a arquiteta passa a estar numa posição considerada elegível pelos liberais, que contam reforçar a sua bancada parlamentar em 18 de maio. De igual modo, no círculo de Leiria, onde o partido nunca elegeu representantes para a Assembleia da República, foi colocado como cabeça de lista o professor universitário André Abrantes Amaral, que auscultou as estruturas locais desse distrito antes de aceitar transitar da lista de Lisboa.

Marta Von Fridden é a número 3 da IL pelo Porto, depois de ter sido cabeça de lista por Viana do Castelo em 2024.
IL renova deputados com acusação de fechamento no núcleo duro

Tudo isso terá sido dito em conta por Rui Pires, que na publicação nas redes sociais realçou que a situação de Marta Von Fridden "não é um episódio isolado". Em sua opinião, se a IL "começar a aceitar que a geografia eleitoral é um conceito fluido, se permitir que os seus representantes escolham os seus círculos de forma mais conveniente, então teremos falhado na nossa promessa fundadora".

Justificando o afastamento, e a divulgação dos motivos dessa decisão, por haver "momentos em que o silêncio é cumplicidade e em que a coerência exige um posicionamento inequívoco", o antigo dirigente diz que a IL "tem uma escolha a fazer" entre "reafirmar-se como uma força de transformação" ou "resignar-se a ser apenas mais uma peça do mesmo tabuleiro". E deixa uma advertência à liderança do partido: "Se não formos capazes de demonstrar essa diferença na nossa própria conduta, não merecemos pedir a confiança dos portugueses."

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt