José Luís Carneiro visitou esta manhã uma construtora, onde defendeu que as casas modulares podem ser "solução" para casos como os de Loures.
José Luís Carneiro visitou esta manhã uma construtora, onde defendeu que as casas modulares podem ser "solução" para casos como os de Loures.HUGO DELGADO / Lusa

José Luís Carneiro defende "construções modulares" como solução na habitação

Secretário-geral do PS esteve em Braga, onde visitou uma construtora. Segundo Carneiro, " é possível colocar as empresas nacionais a dar cerca de mil construções modulares" a quem necessite.
Publicado a
Atualizado a

O secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, defendeu esta segunda-feira, dia 28 de julho, que a "construção modular" devia ser encarada como uma "solução de construção para responder a necessidades urgentes" na habitação.

Durante uma visita a um grupo de construção, o líder socialistas recordou que "desde 2021 que existe legislação nacional para o alojamento temporário", servindo como resposta "às construções precárias" como as que foram demolidas nos últimos dias em Loures (e que até motivaram algum debate interno dentro do PS devido às diferentes posições dos socialistas sobre o assunto).

"No espaço de sete / oito meses, é possível colocar as empresas nacionais a dar cerca de mil construções modulares para famílias que vivam em circunstâncias especialmente exigentes e para população mais frágil, como mulheres e crianças", referiu José Luís Carneiro, apelando a uma articulação entre as autarquias e o Governo PSD/CDS-PP.

"As construções modulares têm dignidade e condições", reforçou. Estas respostas, disse, podem ser adquiridas "por cerca de 90 a cem mil euros". O custo do metro quadrado de cada uma destas construções modulares "pode ir até aos 1500 euros", segundo o líder do PS.

Até que esta solução seja garantida, José Luís Carneiro (que já se reuniu com instituições públicas de solidariedade social, IPSS, e com a Igreja Católica) mostra-se convicto de que ambas as entidades possam encontrar soluções de "caráter temporário" que assegurem a transição.

Garantindo que o seu "dever é apresentar propostas alternativas" enquanto líder de um partido na oposição, o também ex-ministro da Administração Interna explicou que, no seu entender, estas "soluções" surgem pela necessidade de encontrar respostas aos problemas "com caráter de urgência".

Segundo José Luís Carneiro, o Governo - e as autarquias - devem olhar também para o passado, nomeadamente para o programa de habitações a custo controlado, que permitiria que quem tem carências nesta área pudesse arrendar uma casa ao seu município, podendo adquiri-la no espaço de "25 / 30 anos".

José Luís Carneiro visitou esta manhã uma construtora, onde defendeu que as casas modulares podem ser "solução" para casos como os de Loures.
José Luís Carneiro assume “linhas vermelhas” na lei da greve e na legislação laboral
José Luís Carneiro visitou esta manhã uma construtora, onde defendeu que as casas modulares podem ser "solução" para casos como os de Loures.
José Luís Carneiro defende críticas internas como sinal de vitalidade no PS

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt