André Serpa Soares volta a encabeçar a Lista T ao Conselho Nacional da Iniciativa Liberal.
André Serpa Soares volta a encabeçar a Lista T ao Conselho Nacional da Iniciativa Liberal.Foto: D.R.

Iniciativa Liberal: Lista T diz ser a "mais útil ao partido" no Conselho Nacional

Segunda lista mais votada em 2023 apresenta-se de novo à Convenção Nacional para continuar a "apresentar propostas construtivas" para o partido.
Publicado a
Atualizado a

A Lista T ao Conselho Nacional da Iniciativa Liberal, encabeçada pelo consultor de comunicação e professor universitário André Serpa Soares, apresenta-se como aquela que fará com que o órgão "seja mais exigente, independente e útil ao partido" se sair vencedora de uma votação que se antecipa renhida. Enquanto o atual líder Rui Rocha e o opositor Rui Malheiro encabeçam as duas únicas listas à Comissão Executiva que os liberais terão à escolha na Convenção Nacional, que decorre em Loures, a 1 e 2 de fevereiro, haverá seis listas ao Conselho Nacional.

Para a Lista T, que em 2023 foi a segunda mais votada, só atrás daquela que tinha a atual líder parlamentar Mariana Leitão como cabeça de lista - afeta à candidatura de Rui Rocha à sucessão de João Cotrim de Figueiredo -, mantém-se o "compromisso de reforçar o Conselho Nacional como um espaço de debate livre e produção de ideias inovadoras, tanto para o partido como para o país". Algo que, no atual mandato, passou "pela apresentação de propostas construtivas e pela defesa de temas centrais, como a reforma do Estado, a promoção da diversidade e a defesa de um órgão mais independente e ativo".

Além de André Serpa Soares, fundador do núcleo de Alcochete da Iniciativa Liberal, candidatam-se outros nove atuais conselheiros nacionais do partido na Lista T. Não é o caso da segunda candidata da lista, a psicóloga Filipa Barbosa, que integrou a lista da ex-deputada Carla Castro à Comissão Executiva na última Convenção, mas sim de Pedro Antunes, fundador do partido, que vem logo a seguir.

Entre as "figuras proeminentes do partido, da sociedade civil e empresarial" que integram a Lista T, sob o lema "Todos Diferentes, Todos Liberais", encontram-se ainda João Graça, ex-vice-coordenador do Grupo de Coordenação Local de Lisboa, e Venício Ponte, atual vice-coordenador do Grupo de Coordenação Local dos Açores.

Da mistura de "profissionais experientes com percursos académicos e empresariais de excelência" e "jovens estudantes universitários motivados e com enorme potencial", constam ainda Mário Trinca, principal responsável da Alvares & Marsal em Portugal; Carlos Paiva Raposo, coordenador do Grupo de Coordenação Local de Cascais; a ex-cabeça de lista às legislativas por Évora Viviana Moita; ou a fundadora Susana Neto.

Também se apresentam a votos, no que toca ao Conselho Nacional, a Lista A (encabeçada por Francisco Cudell), Lista D (que tem Paulo Ricardo Lopes), Lista F (com o deputado, e atual vice-presidente do partido, Bernardo Blanco), Lista M (de Jorge Pires) e Lista X (liderada por Pedro Ferreira, atual vice-presidente desse órgão).

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt