Definida a ordem dos partidos nos boletins de voto para as legislativas. Saiba como vai ser no seu distrito
A ordem em que os partidos políticos vão aparecer nos boletins de voto nas eleições legislativas de 18 de maio foi definida esta terça-feira após a realização de sorteios em cada círculo eleitoral.
Em Lisboa, os três primeiros partidos do boletim serão o Ergue-te, o Livre e o Juntos Pelo Povo, enquanto a coligação AD (PSD e CDS) surge em penúltimo lugar e o PS na oitava posição.
A AD é o primeiro da lista no Porto, enquanto o Chega é primeiro por Leiria. O PS não aparece em primeiro lugar em nenhum distrito, mas surge em terceiro em Coimbra.
Veja no link abaixo como ficou a ordem no seu distrito:
Nos boletins de voto disponíveis no site da Comissão Nacional de Eleições, é possível ver que AD e ADN (Alternativa Democrática Nacional) surgem próximos em alguns distritos, nomeadamente Coimbra e Madeira, um ano depois de se ter falado numa semelhança que alegadamente terá confundido alguns eleitores.
Para evitar essa confusão, a AD vai aparecer agora no boletim como "AD - Coligação PSD/CDS-PP" e não como "Aliança Democrática", para tornar mais fácil a distinção.
No total, serão 20 as forças políticas que se vão apresentar nas legislativas, 18 partidos e duas coligações. A saber: AD (PSD/CDS-PP), PS, Chega, Iniciativa Liberal, BE, CDU (PCP/PEV), Livre, PAN, PPM, JPP, Ergue-te, ADN, PCTP/MRPP, Volt Portugal, Nós, Cidadãos!, Nova Direita, RIR, MPT, PTP e Partido Liberal Social.
Os círculos eleitorais de Lisboa, Porto, Setúbal, Europa e Fora da Europa serão os mais concorridos, enquanto Bragança, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu e Açores vão ter boletins de voto mais pequenos.