General Eduardo Mendes Ferrão, chefe de Estado-Maior do Exército.
General Eduardo Mendes Ferrão, chefe de Estado-Maior do Exército. FOTO: REINALDO RODRIGUES

Chefe do Estado-Maior do Exército pede que sejam repensadas regras de contratação pública

Eduardo Mendes Ferrão assegurou que "o Exército está num processo de modernização acelerada, estruturada e necessária", num caminho que "foi pensado para garantir o alinhamento com os aliados".
Publicado a
Atualizado a

O chefe de Estado-Maior do Exército, general Eduardo Mendes Ferrão, abriu a conferência organizada pelo Exército sobre Indústria de Defesa, no quartel da Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia, salientando que "o contexto em que vivemos é uma oportunidade única para a nossa geração".

Por isso, acrescentou "o Exército está num processo de modernização acelerada, estruturada e necessária", num caminho que "foi pensado para garantir o alinhamento com os nossos aliados, respeitando a nossa dimensão e os compromissos que o país assumiu."

Mendes Ferrão sublinhou a mensagem de que "só um Exército moderno é capaz de conseguir garantir a defesa do espaço e o Atlântico, lado a lado, com os nossos aliados."

"Num contexto em que a guerra convencional entre Estados voltou ao quotidiano europeu, assistimos a uma mudança significativa na forma como a segurança e a defesa são projetadas", lembrou o CEME. "A Europa já não é um espaço de resolução pacífica de conflitos e o recurso aos instrumentos militares é hoje uma opção cada vez mais comparavelmente."

Mendes Ferrão lembrou ainda que "apesar da sua localização geográfica, distante dos focos de tensão, Portugal está profundamente imerso nesta realidade política e geoestratégica". E, por isso, "a adaptação da nossa economia e da nossa Defesa a esta conjuntura não é apenas desejável, é essencial".

O chefe de Estado-Maior do Exército pediu que sejam "repensadas as regras de contratação pública, permitindo o acesso mais célere e eficaz aos meios e recursos essenciais ao cumprimento da nossa missão."

E terminou com um aviso: "Estamos a correr contra o tempo."

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt