André Martins foi vereador e presidente da Assembleia Municipal antes de suceder a Dores Meira.
André Martins foi vereador e presidente da Assembleia Municipal antes de suceder a Dores Meira.Foto: Reinaldo Rodrigues

CDU anuncia recandidatura de André Martins à Câmara de Setúbal

Militante do PEV procura segundo mandato à frente da autarquia, mas enfrenta forte concorrência do movimento independente da sua antecessora, a ex-comunista Dores Meira, e também do PS.
Publicado a
Atualizado a

A CDU anunciou nesta quarta-feira a recandidatura de André Martins à presidência da Câmara de Setúbal, com o militante do PEV a procurar garantir o segundo mandato. Ainda que essa tarefa seja dificultada pela entrada em cena da antecessora, Maria das Dores Meira, à frente de um movimento independente, e pela nova tentativa de o PS recuperar a autarquia, voltando a candidatar o vereador e deputado Fernando José.

Além de André Martins, a lista da CDU tem como principal novidade o ex-presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa, seguindo-se a atual vice-presidente da Câmara de Setúbal, Carla Guerreiro, e os vereadores Pedro Pina e Rita Carvalho. Entre os membros do executivo municipal que detêm pelouros só não integra a lista Carlos Rabaçal, que é o presidente dos Serviços Municipalizados de Setúbal.

A apresentação da recandidatura de André Martins, único militante do PEV que é presidente de Câmara, vai decorrer neste sábado, às 15h30, na Praça do Bocage. Irão a Setúbal o secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, e a antiga deputada e dirigente da Comissão Executiva do PEV, Heloísa Apolónia.

André Martins foi vereador e presidente da Assembleia Municipal antes de suceder a Dores Meira.
Atual presidente, a sua antecessora e o antecessor dela na luta por Setúbal

A CDU vence consecutivamente as autárquicas em Setúbal desde 2001, mas tem esse bastião em risco nas próximas eleições, disputadas entre o final de setembro e o início de outubro. Presidente até 2021, altura em que teve de sair por limitação de mandatos, candidatando-se à Câmara de Almada sem derrotar a socialista Inês de Medeiros, Dores Meira desfiliou-se entretanto do PCP e pretende voltar a vencer em Setúbal. Nas últimas semanas foi revelado que a direção nacional do PSD pretende apoiar a sua candidatura, enfrentando forte resistência da estrutura concelhia, que pretende ter um candidato próprio.

Além do PS, que tem sido a força mais votada do concelho em eleições de âmbito nacional, que volta a apostar em Fernando José, o Chega pretende capitalizar o bom resultado das legislativas, apresentando como candidata a ex-deputada social-democrata Lina Lopes.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt