José Manuel Pureza, líder do Bloco de Esquerda.
José Manuel Pureza, líder do Bloco de Esquerda.FOTO: JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

Bloco de Esquerda diz que o caso Spinumviva é uma história da qual sai mal o primeiro-ministro e o PGR

José Manuel Pureza diz que este caso "teve um desfecho judicial", mas prometeu manter "a sua dimensão política", que diz permanecer "muito viva".
Publicado a
Atualizado a

O coordenador nacional do Bloco de Esquerda (BE), José Manuel Pureza, considerou esta quinta-feira, 18 de dezembro, que o caso Spinumviva é uma história da qual sai mal o primeiro-ministro Luís Montenegro, mas também o procurador-geral da República (PGR), Amadeu Guerra.

“É uma história da qual ninguém sai bem. Sai mal um primeiro-ministro que não deu contas ao país sobre ter uma empresa na sua sala de jantar e que fez da investigação judicial um jogo político, arrastando o país para eleições por causa desse jogo político”, destacou.

Em declarações em Coimbra, José Manuel Pureza afirmou também que “não sai bem” do caso Spinumviva o procurador-geral da República Amadeu Guerra.

“Depois de uma investigação, ou no âmbito de uma investigação que decorreu durante meses, pré-anunciou o seu fecho com uma prenda de Natal, antecipando que seria por estes dias que isso viria a suceder”, acrescentou.

De acordo com o coordenador do BE, importa agora resgatar para o centro o debate político.

“Este caso teve um desfecho judicial, mas a sua dimensão política permanece muito viva e o Bloco de Esquerda não deixará, evidentemente, de criticar um primeiro-ministro que, do ponto de vista político, cometeu erros graves com prejuízo para o país”, concluiu.

A averiguação preventiva à Spinumviva, empresa da família do primeiro-ministro, foi arquivada, anunciou na quarta-feira a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Numa nota publicada no ‘site’ do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), o Ministério Público justifica o arquivamento com o facto de não ter existido "notícia da prática de ilícito criminal".

José Manuel Pureza, líder do Bloco de Esquerda.
Amadeu Guerra invoca clima contra si para pedir escusa na Spinumviva e recusa terem sido ultrapassados limites
José Manuel Pureza, líder do Bloco de Esquerda.
Spinumviva. Ana Gomes alega que eventual conflito de interesses ficou por esclarecer

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt