Política
12 janeiro 2021 às 16h10

Marisa Matias e André Ventura testam negativo à covid-19 e retomam campanha presencial

Na quarta-feira, os dois candidatos a Belém retomam o programa da campanha eleitoral. André Ventura vai, aliás, participar no debate sobre o estado de emergência na Assembleia da República.

DN/Lusa

Os candidatos presidenciais Marisa Matias e André Ventura testaram negativo para o novo coronavírus e vão retomar o programa da campanha eleitoral já na quarta-feira. O candidato do Chega vai, aliás, participar também na sessão plenária da Assembleia da República.

"Deu negativo e as autoridades de saúde não consideram necessário qualquer situação adicional. Retomarei amanhã [quarta-feira] a campanha e estarei no debate sobre o estado de emergência, pela manhã, no parlamento", disse André Ventura à Lusa.

O líder do recém-formado partido da extrema-direita parlamentar tinha ficado na segunda-feira em isolamento profilático depois de se saber que o recandidato a chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, tinha tido uma análise positiva ao SARS-Cov-2, que provoca a covid-19, uma semana após ambos protagonizarem um debate televisivo.

Num laboratório privado, em Lisboa, Ventura foi sujeito a um teste PCR (reação em cadeia da polimerase), ou seja, através da recolha de amostras com zaragatoa na garganta e narinas para detetar a presença de moléculas do novo coronavírus.

Em virtude do confinamento autoimposto, o líder nacional-populista cancelou a agenda, falhando o desfile e discurso previstos hoje para Évora.

Na quarta-feira, o itinerário da caravana do Chega contempla os distritos de Santarém e Portalegre: pelas 15:00, um discurso no coreto do Jardim da República, seguindo-se a inauguração da sede de candidatura na cidade escalabitana e, às 22:00, um comício no grande auditório do Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre (CAEP).

Também Marisa Matias, candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda, testou negativo à covid-19 e retomará a campanha presencial amanhã, depois de a linha SNS24 não a ter considerado um contacto de risco com o Presidente da República.

"Na sequência da notícia de um teste positivo a Marcelo Rebelo de Sousa, além de lhe desejar as melhoras, contactei a linha SNS24, como qualquer pessoa faria, e tive indicações de poder continuar com a minha vida normal, obviamente cumprindo todas as normas sanitárias como tenho cumprido até agora", refere Marisa Matias, num vídeo enviado à comunicação social.

Apesar disso, uma vez que já tinha realizado um teste na segunda-feira devido às viagens previstas à Madeira e aos Açores, a recandidata presidencial optou "por cancelar as atividades presenciais de hoje", preferindo "aguardar o resultado desse teste, que se veio confirmar negativo".

Assim, a agenda de campanha de Marisa Matias é retomada na quarta-feira com a viagem às ilhas, mantendo-se também a disponibilidade para participar no debate agendado para esta noite na RTP com todos os candidatos.

Atualizado às 16:46