António Cotrim / Lusa
António Cotrim / LusaTiago Mayan Gonçalves foi um dos apoiantes de Carla Castro na última convenção.

Tiago Mayan Gonçalves lança "Unidos pelo Liberalismo" na segunda-feira

Candidato presidencial vai divulgar manifesto que representa uma visão sobre o futuro da Iniciativa Liberal.
Publicado a
Atualizado a

O antigo candidato presidencial Tiago Mayan Gonçalves vai lançar na próxima segunda-feira o manifesto "Unidos pelo Liberalismo", que deverá evoluir para uma candidatura à liderança da Iniciativa Liberal.

A apresentação vai decorrer em Lisboa, e com o autarca portuense, atual presidente da União de Freguesias de Aldoar, Nevogilde e Foz do Douro (eleito nas listas do movimento de Rui Moreira), estarão diversos membros do partido que não se reveem na atual liderança de Rui Rocha.

A Iniciativa Liberal vai realizar a próxima convenção a 5, 6 e 7 de julho, no Europarque, em Santa Maria da Feira, após as eleições regionais da Madeira de 26 de maio, e as eleições para o Parlamento Europeu, marcadas para 9 de junho.

O partido não conseguiu aumentar o grupo parlamentar nas legislativas antecipadas de 10 de março, mantendo oito deputados, mas conta eleger pela primeira vez eurodeputados - tendo por cabeça de lista o anterior líder, João Cotrim de Figueiredo - e manter representação na Assembleia Legislativa Regional da Madeira. 

Tiago Mayan Gonçalves foi um dos apoiantes da candidatura de Carla Castro à presidência do partido na última convenção, em janeiro de 2023. Rui Rocha tinha o apoio de Cotrim de Figueiredo e de quase todo o grupo parlamentar, e acabou por vencer. Por seu lado, a deputada não aceitou ser relegada para um lugar não elegível nas legislativas de 2024 e acabou por se desfiliar.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt