Lista única à Comissão Nacional foi aprovada por 90,78% dos congressistas
Lista única à Comissão Nacional foi aprovada por 90,78% dos congressistasRita Chantre / Global Imagens

PS altera Comissão Nacional depois da lista ser votada

Ex-presidente da Câmara do Funchal, antiga eurodeputada e três dirigentes da Guarda foram acrescentados a posteriori ao órgão alargado do PS.
Publicado a
Atualizado a

A primeira reunião da Comissão Nacional do PS vai contar com pelo menos cinco nomes que não constavam da lista aprovada por 90,78% dos participantes no Congresso realizado em Lisboa. Essa ocorrência foi detetada devido a questões logísticas relacionadas com a primeira reunião do órgão alargado do partido agora liderado por Pedro Nuno Santos, que terá lugar neste sábado, num hotel de Coimbra.

Dois dos novos integrantes da Comissão Nacional que não constavam da lista de 251 titulares e 170 suplentes submetida aos votos dos congressistas  são madeirenses, pelo que tiveram de marcar viagem aérea para assegurar a sua presença na primeira reunião do órgão, equivalente ao Conselho Nacional de outros partidos, na qual se procederá à eleição da Comissão Política e do Secretariado Nacional com que Pedro Nuno Santos vai conduzir o partido. Foi o caso do ex-presidente da Câmara do Funchal, Miguel Silva Gouveia, que substituiu Paulo Cafôfo na liderança da autarquia quando este liderou os socialistas nas eleições regionais, acabando derrotado por uma coligação de centro-direita nas eleições autárquicas de 2021. E ainda da anriga eurodeputada Liliana Rodrigues.

Outros elementos que foram acrescentados à Comissão Nacional foram, ao que o DN apurou, três dirigentes socialistas da Federação da Guarda. Terão assento nesse órgão, apesar de não constarem da lista votada em congresso, o vice-presidente da federação, Cláudio Rebelo, o presidente da Câmara da Seia, Luciano Ribeiro, e Nélia Faria, que integra o Secretariado da federação. A inclusão a posteriori destes elementos terá ocorrido na sequência de contestação à falta de representação da Guarda nos órgãos nacionais do PS.

Contactados pelo DN, a porta-voz de Pedro Nuno Santos e o gabinete de imprensa do PS não responderam a qualquer pergunta até à hora de fecho desta edição. Entretanto, a listagem dos eleitos para a Comissão Nacional, que fora colocada no site oficial do PS no domingo, deixou de estar disponível. Fontes socialistas comentam que a situação “não é anormal, infelizmente”.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt