Portugal suspende vistos gold para cidadãos russos

Em 2021 Portugal concedeu nacionalidade portuguesa a 65 pessoas da Rússia, que fizeram investimentos no País na ordem dos 34 milhões de euros.
Publicado a
Atualizado a

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) suspendeu a apreciação "de qualquer dossiê de candidatura para autorizações de residência e investimento (vistos gold) para cidadãos russos", segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

A medida faz parte do conjunto de sanções que vão ser adotadas próximos dias. Segundo o governante "é muito provável que mais cidadãos russos venham a ser sancionados nos próximos dias", para além das sanções decretadas pela União Europeia na sexta-feira.

"O pacote de sanções aprovado pela União Europeia, com o voto favorável de Portugal, inclui sanções dirigidas a muitas centenas de pessoas. Qualquer cidadão russo, tenha ele nacionalidade portuguesa ou não, que faça parte dessa lista terá imediatamente os seus bens congelados em Portugal e ser-lhe-á interditada qualquer liberdade de movimentos. Isso aplica-se a qualquer cidadão russo, ou bielorrusso já agora, listado na lista europeia", disse o ministro este sábado à CNN Portugal.

Na quinta-feira, Augusto Santos Silva tinha prometido ao Parlamento, que "qualquer cidadão russo, residindo em Portugal a qualquer título e que faça parte da lista [da União Europeia] dos sancionados, está sujeito à limitação de movimentos em Portugal e ao congelamento dos seus ativos financeiros".

Na última década, Portugal concedeu 431 vistos gold a cidadãos russos, que resultaram num investimento no País de 278 milhões de euros. Só em 2021 foram 65 e investimentos de 34 milhões.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt