Lula com sessão solene na AR, mas fora das celebrações do 25 de Abril

Presidente do parlamento disse que Lula da Silva intervirá na cerimónia, mas indicou que os detalhes, como a data, serão tratadas por si "através dos canais adequados". Proposta obteve um "consenso muito grande" na conferência de líderes, afirmou Santos Silva.

A Assembleia da República vai organizar uma sessão solene de boas-vindas ao presidente brasileiro, Lula da Silva, anunciou esta quarta-feira o presidente do parlamento, Augusto Santos Silva, indicando que os pormenores, como a data, ainda vão ser estabelecidos. Lula da Silva não irá então participar na sessão comemorativa do 25 de abril.

"Teremos o enorme prazer de receber o presidente da República Federativa do Brasil numa sessão solene de boas-vindas, que lhe será especialmente devida", anunciou Augusto Santos Silva no final de uma reunião da conferencia de líderes.

De acordo com o presidente do parlamento, Lula da Silva intervirá nessa cerimónia, mas indicou que os detalhes, como a data, serão agora tratadas por si "através dos canais adequados".

Augusto Santos Silva referiu também que a sua proposta obteve um "consenso muito grande" na conferência de líderes, e que apenas um partido se opôs.

Recorde-se que foi divulgado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, que o chefe de Estado brasileiro interviria na sessão solene do 25 de Abril. No mesmo dia, o chefe da diplomacia portuguesa esclareceu que a Assembleia da República "é soberana nas decisões que toma".

O Chega já fez saber que está "contra a vinda do presidente Lula da Silva ao parlamento português".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG