Parlamento europeu
Parlamento europeu

MEP Awards. Três deputadas portuguesas finalistas nos ‘óscares’ da política europeia

Isabel Carvalhais, Lídia Pereira e Sara Cerdas estão nomeadas para os MEP Awards.
Publicado a
Atualizado a

As eurodeputadas portuguesas, Isabel Carvalhais (PS), Lídia Pereira (PSD) e Sara Cerdas (PS) estão na corrida para os prémios MEP Awards de 2024, atribuídos pela Europeam Parliament Magazine, para distinguir o trabalho dos eurodeputados, em diferentes categorias e diversas áreas. 

Os critérios incluem as contribuições para o desenvolvimento de jovens, inovação e integridade no serviço parlamentar, assim como reconhecem esforços em áreas mais específicas como a saúde, agricultura, ambiente. Os fundamentos de cada categoria focam aspectos como “dedicação, impacto legislativo e a defesa de temas relevantes”. 

Isabel Carvalhais e Lídia Pereira estão ambas nomeadas para a categoria específica da “Juventude”, cujo prémio é atribuído ao membro do Parlamento Europeu, de “qualquer idade” que mais se destaque como “defensor de questões da juventude” e na “promoção de oportunidades para os jovens, como empregos, estágios, educação, habitação”.

Já a deputada Sara Cerdas está nomeada para o prémio geral concedido a um MEP que se destacou “para lá da suas funções” durante o todo o mandato parlamentar. Segundo os promotores da iniciativa, este prémio “reconhece o trabalho árduo, dedicação, inovação e integridade durante o mandato”.

“Esta nomeação, ao fim e ao cabo é uma indicação, mas de certa forma é também o reconhecimento de todo o trabalho que tenho vindo a desenvolver desde 2019 nas diversas áreas”, afirmou a deputada Madeirense, dando como exemplos “a defesa daquilo que são as especificidades das Regiões Ultraperiféricas (...) mas também nas áreas do ambiente, da saúde pública, da segurança alimentar, dos transportes, do turismo”. 

“É um indicador de que trabalhamos numa boa direção e alcançámos resultados muito positivos. E quando falo no plural, estou a falar de mim e da minha equipa, obviamente em diversas matérias, nomeadamente a atingir os objetivos do Pacto Ecológico Europeu, através de que em 2035 os novos carros vendidos na União Europeia serão zero emissões”, afirmou Sara Cerdas, destacando ainda aquilo que foi “conseguido” na área da Saúde, como o “aumento de dez vezes do Programa Europeu de Saúde”.

Na nomeação, a European Parliament Magazine refere que Sara Cerdas, médica de saúde pública e eurodeputada desde 2019, “teve um impacto significativo na legislação de saúde durante o seu primeiro mandato. Atuando no Comité de Saúde Pública, Segurança Alimentar e Ambiente e co-presidindo o Grupo de Trabalho de Saúde, ela molda ativamente políticas para melhorar a saúde pública”, tendo desempenhado “um papel crucial em relatórios importantes como o "Programa EU4Health" e "Ameaças transfronteiriças graves à saúde", demonstrando seu compromisso em abordar desafios de saúde”. 

Já a eurodeputada Lídia Pereira é Presidente do YEPP, a juventude do PPE, “está ativamente envolvida em políticas de juventude e questões ambientais”, tendo “como membro do grupo EPP, ela defende a solidariedade geracional nas decisões da UE sobre clima e ambiente”.

“Voltar a ser nomeada para este prémio é um reconhecimento da consistência e coerência do meu compromisso com a minha geração e as que nos seguem”, afirmou Lídia Pereira, destacando que “os jovens têm sido sucessivamente afetados pelas crises que temos enfrentado e superado”.

A Eurodeputada Isabel Carvalhais tem “trabalhado no desenvolvimento agrícola e rural desde 2019. Na Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural e, desde 2020, na Comissão Parlamentar de Pescas, focando-se nos desafios geracionais nas explorações agrícolas da UE, defendendo políticas de apoio aos jovens agricultores”. 

Os resultados serão divulgados no dia 20 de março.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt