Mariana Vieira da Silva toma o lugar de Costa
A reunião da Federação da Área Urbana de Lisboa do PS desta segunda-feira confirmou que a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, vai ser a cabeça de lista socialista pelo principal círculo eleitoral nas próximas legislativas, tomando o lugar que pertenceu a António Costa nas últimas três eleições. Além da ausência do novo secretário-geral do partido, Pedro Nuno Santos, que continuará a ser eleito deputado por Aveiro, e da exclusão de Duarte Cordeiro, justificada por o ministro do Ambiente (e líder da FAUL) não querer exercer cargos públicos enquanto não vir esclarecido pelo Ministério Público se está envolvido no processo desencadeado pela Operação Influencer, a lista de candidatos fica marcada pela ausência de vários apoiantes de José Luís Carneiro.
A seguir a Mariana Vieira da Silva aparecem Marcos Perestrello, Fernando Medina, Marta Temido e Pedro Delgado Alves, com Sérgio Sousa Pinto - que, tal como Perestrello e Francisco Assis, foi um dos grandes críticos da geringonça de 2015 a surpreender o partido ao apoiar Pedro Nuno Santos na corrida interna -, Edite Estrela, Miguel Cabrita e o secretário-geral da Juventude Socialista, Miguel Costa Matos, a ocuparem os lugares até ao décimo da lista, que será de indicação direta de Pedro Nuno Santos. Em relação aos atuais deputados socialistas de Lisboa saem o ex-ministro João Galamba - que é arguido na Operação Influencer -, mas também alguns dos que estiveram ao lado do ministro da Administração Interna na disputa da liderança com Pedro Nuno Santos: Susana Amador, Pedro Cegonho e Romualda Fernandes. E também Maria da Luz Rosinha terá a sua permanência na Assembleia da República em risco se o PS não vencer as legislativas, pois desta vez será apenas 20.ª na lista. Mesmo de fora ficam o sindicalista Sérgio Monte, a ex-ministra Graça Fonseca e a secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes.
Entre as poucas novidades da lista de Lisboa destacam-se Pedro Vaz, um dos dirigentes mais próximos de Pedro Nuno Santos, em 11.º lugar, e André Rijo, presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos, em 15.º. Ainda em lugar elegível estão os atuais deputados Isabel Moreira, Ricardo Lima, Maria Begonha, Rita Madeira, Pedro Anastácio, e ainda o antigo líder da concelhia de Lisboa, Davide Amado, que foi substituído por Marta Temido após ter deixado esse lugar na sequência de uma acusação do Ministério Público que lhe apontava participação económica em negócio e abuso de poder, alegadamente lesando a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa num milhão de euros.
Esta lista, e as das restantes federações, terá a versão final aprovada numa reunião da Comissão Política Nacional do PS que se realiza hoje à noite. Noutros círculos há cabeças de lista como Francisco Assis (Porto), José Luís Carneiro (Braga), Ana Catarina Mendes (Setúbal), Pedro Nuno Santos (Aveiro) e Alexandra Leitão (Santarém).