Marcelo vai atribuir a Zelensky a Ordem da Liberdade

O chefe de Estado "tencionava anunciar no dia 24 deste mês, data em que se completa um ano sobre a agressão da Rússia contra a Ucrânia, a condecoração do presidente Zelensky".

Marcelo Rebelo de Sousa anunciou esta quarta-feira que vai atribuir o Grande-Colar da Ordem da Liberdade ao presidente ucraniano, Voldymyr Zelensky.

Segundo a nota da Presidência, o chefe de Estado português "tencionava anunciar no dia 24 deste mês, data em que se completa um ano sobre a agressão da Rússia contra a Ucrânia, a condecoração do presidente Zelensky".

"Tendo em conta a iniciativa parlamentar sobre esta matéria, anuncia desde já que decidiu atribuir ao Presidente da Ucrânia o Grande-Colar da Ordem da Liberdade, pode ler-se no comunicado.

Inicialmente, a nota da Presidência referia-se à atribuição da Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, tendo retificado para Grande-Colar da Ordem da Liberdade.

A decisão de Marcelo Rebelo de Sousa é conhecida depois do jornal Público noticiar que o PAN pretendia assinalar um ano da guerra na Ucrânia com uma proposta de condecoração ao presidente Zelensky, o que terá levado o chefe de Estado português a antecipar o anúncio.

No ano passado, Marcelo admitiu a possibilidade de ir a Kiev, se e quando o Governo entender adequado, depois de saber pela comunicação social do convite que Zelensky lhe fez para se deslocar à capital ucraniana. "Obviamente, sim", respondeu o Presidente da República.

"Eu irei quando o Governo entender adequado e se entender que é o melhor para o interesse de Portugal, com certeza, com muito prazer. Há um ponto em que estamos de acordo todos os poderes políticos do Estado, que é convergência no apoio à posição ucraniana", disse, na altura.

Recorde-se que, em 2022, o primeiro-ministro, António Costa, deslocou-se a Kiev, assim como o chefe da diplomacia portuguesa, João Gomes Cravinho.

Antes das deslocações dos governantes portugueses a Kiev, em abril do ano passado o presidente Zelensky dirigiu-se ao parlamento, por videoconferência. Agradeceu o apoio de Portugal e pediu armamento pesado e o reforço das sanções contra a Rússia.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG