Luís Montenegro anuncia que Sebastião Bugalho e Ana Gabriela Cabilhas passam a ser militantes
Apresentados por Montenegro como "dois jovens do melhor que há em Portugal", Bugalho e Cabilhas integraram as listas da Aliança Democrática, com o estatuto de independetes, respetivamente nas eleições europeias e nas eleições legislativas.
O antigo comentador político, que em 2019 integrou as listas do CDS-PP à Assembleia da República, acabando por não ser eleito, encabeçou a lista da Aliança Democrática às eleições para o Parlamento Europeu, enquanto Ana Gabriela Cabilhas, antiga presidente da Federação Académica do Porto, integrou as listas da coligação de centro-direita pelo círculo do Porto.
Cabilhas ganhou notoriedade ao ser escolhida pelo grupo parlamentar social-democrata para intervir na sessão comemorativa do 50.º aniversário do 25 de Abril.
O 42.º Congresso do PSD decorre após Luís Montenegro ter sido reeleito presidente nas eleições diretas em que recebeu 97,45% dos votos dos militantes sociais-democratas. Nenhum adversário disputou a liderança consigo, o que já tinha acontecido a Pedro Passos Coelho quando era primeiro-ministro.
O último congresso dos sociais-democratas, realizado a 25 de novembro de 2023, em Almada, deveria ter servido apenas para a revisão dos estatutos do partido, mas acabou por ser o lançamento da campanha eleitoral para as legislativas que puseram fim a oito anos de governação socialista. Duas semanas antes, o primeiro-ministro António Costa demitira-se, na sequência do envolvimento do seu nome na Operação Influencer.