Liderança europeia é positiva mas há alguma indiferença
Quase um quarto dos inquiridos não deu conta de que Portugal detém a presidência do Conselho da União Europeia.
A maioria dos que estão a par da presidência portuguesa da União Europeia faz uma avaliação positiva dessa liderança (54%), de acordo com a sondagem da Aximage para o DN, JN e TSF. As mulheres (60%) são mais generosas do que os homens (49%).
Relacionados
As idas e vindas da pandemia, no entanto, ofuscaram o facto de Portugal ter assumido, no primeiro semestre do ano, a presidência da UE (as "chaves" são passadas à Eslovénia no final de junho). Quase um quarto dos portugueses nem sequer se deu conta. Entre os que se aperceberam, um quarto assume uma relativa indiferença sobre a matéria (não foi nem bom nem mau, dizem) e outros 10% nem sequer têm uma opinião.

Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Socialistas satisfeitos
Ainda assim e feitas as contas, são muitos mais (54%) os que fazem uma avaliação positiva, do que os que dão nota negativa (10%) ao papel de António Costa e dos seus ministros ao longo dos últimos cinco meses, que incluíram uma cimeira no Porto (a primeira presencial, depois de vários meses de reuniões exclusivamente digitais, por causa da pandemia).
Os mais satisfeitos são naturalmente os eleitores socialistas (75% dão nota positiva), mas o saldo também é positivo entre os que votam no PAN e na CDU. Um patamar mais abaixo, mas ainda acima dos 50 pontos, estão os sociais-democratas e os bloquistas. Os que mostram menos entusiasmo são os que escolhem os partidos mais à direita, Iniciativa Liberal e Chega (este é o único caso em que há um empate entre notas negativas e positivas a 38%).
rafael@jn.pt
FICHA TÉCNICA DA SONDAGEM
A sondagem foi realizada pela Aximage para o DN, JN e TSF, com o objetivo de avaliar a opinião dos portugueses sobre temas relacionados com atualidade política. O trabalho de campo decorreu entre os dias 26 e 30 de maio de 2021 e foram recolhidas 796 entrevistas entre maiores de 18 anos residentes em Portugal.
Foi feita uma amostragem por quotas, com sexo, idade e região, a partir do universo conhecido, reequilibrada por sexo, idade, escolaridade e região. À amostra de 796 entrevistas corresponde um grau de confiança de 95% com uma margem de erro de 3,4%.
A responsabilidade do estudo é da Aximage Comunicação e Imagem, Lda., sob a direção técnica de José Almeida Ribeiro.
Partilhar
No Diário de Notícias dezenas de jornalistas trabalham todos os dias para fazer as notícias, as entrevistas, as reportagens e as análises que asseguram uma informação rigorosa aos leitores. E é assim há mais de 150 anos, pois somos o jornal nacional mais antigo. Para continuarmos a fazer este “serviço ao leitor“, como escreveu o nosso fundador em 1864, precisamos do seu apoio.
Assine aqui aquele que é o seu jornal